Aeronáutica divulga edital com 180 vagas

Foto: Ten Enilton/ Força Aérea Brasileira
O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 60, até a data limite de 16 de maio

Na próxima quarta-feira (19), entra em vigor o prazo de inscrição do concurso da Aeronáutica que selecionará 180 jovens para ingressarem no curso preparatório de cadetes do ar. Desse total de ofertas, 160 são reservadas para os homens e 20 para as mulheres.

Interessados devem ter concluído com aproveitamento o ensino fundamental e não possuir menos de 14 anos e nem completar 19 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.

A inscrição deverá ser realizada exclusivamente pela internet, através dos endereços eletrônicos http://www.fab.mil.br e http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br, até o dia 9 de maio.

O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 60, até a data limite de 16 de maio.

Membros de famílias de baixa renda poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa durante o período das inscrições, por meio de requerimento disponível nos sites da Aeronáutica.

Seleção – A prova escrita será composta por 48 questões de múltipla escolha, sendo 16 de língua portuguesa, 16 de matemática e 16 de língua inglesa, além de uma redação sobre tema da atualidade.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher em qual cidade realizará a prova escrita: São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belém/PA, Recife/PE, Natal/RN, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Barbacena/MG, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Boa Vista/RR e Porto Velho/RO.

A avaliação contará com 5h20 de duração e será aplicada na data prevista de 9 de julho. O edital de convocação, contendo os horários e locais de realização da prova, será divulgado no dia 22 de junho, nos sites da Aeronáutica.

O concurso ainda contará com as seguintes etapas: inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; e validação documental.

JC Concursos