Bem Estar Em Tempo

AJUDA COM TPM


Amoras e amores,

A coluna de hoje será dedicada para as meninas, porém os meninos irão se beneficiar muito.

Você conhece a TPM? Tensão pré-menstrual? Vamos falar sobre isso.

Você sabia que há alimentos que você pode inserir na sua alimentação que podem ajudar a amenizar esse "probleminha" feminino que interfere muito nos relacionamentos?

Pra completar vamos falar sobre anticoncepcionais e os efeitos colaterais que podem afetar o metabolismo e emocional feminino.

Ah! Durante essa semana vou falar sobre esses assuntos no Instagram e você não pode perder os stories dessa semana no @thaisvivianecoach.

Abraços!

-

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA PODE AJUDAR A AMENIZAR OS SINTOMAS DA TPM (TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL)

Desconforto, irritação e cólicas são sintomas que assolam a maioria das mulheres no mundo inteiro. O período que antecede a menstruação pode causar incômodos físicos e emocionais as mulheres e perturbam os homens em todos os relacionamentos. Em alguns casos viram até piada, mas para quem está de TPM não leva na brincadeira, "pega corda" e muitas vezes "se estressa".

Esse problema é bem variável, eu mesma já percebi que a cada mês sinto a TPM de forma diferente - bom humor, mau humor, mais disposição, menos disposição e muita irritabilidade, isso sem falar nas cólicas e dores lombares. Há também mulheres que tem alterações no transito intestinal.

A verdade é que mais de 80% das brasileiras (dados da OMS) sabem o quanto os sintomas desse período podem atrapalhar a rotina. Ainda que sua ocorrência seja completamente normal e faça parte das manifestações fisiológicas do corpo feminino.

Quero compartilhar com você algumas medidas que podem ser tomadas a fim de tornar a convivência com a TPM melhor: um estilo de vida saudável e, sobretudo, a alimentação equilibrada podem contribuir para efeitos menos inconvenientes nos seus efeitos e tornar seus sinais menos desafiadores.

No período pré-menstrual, a produção de serotonina também é prejudicada. A serotonina conhecida como "hormônio do bem estar", tem alterações e influência a produção dos hormônios sexuais e as consequências são visíveis: a mulher fica emotiva, ansiosa, impaciente e até mesmo depressiva. Já o corpo sofre diversas alterações, o aumento da sensibilidade nas mamas, dores de cabeça, dores no corpo e as incômodas cólicas são as mais evidentes.

Você sabia:

 Existem vários tipos de TPM e cada uma tem os seus sintomas?

Sabemos que cada pessoa tem suas características e especificidades, com isso a TPM também pode se manifestar de formas diferentes como já falei anteriormente, até mesmo os ciclos menstruais podem ser diferentes.

Então, fiz umas pesquisas e elaborei um resumo para você entender e se identificar e assim lidar melhor com esse desafio, pois você poderá adotar hábitos que ajudarão a combater esses efeitos:

  • TPM A - ansiedade: A ansiedade é não saber viver o presente e com isso, o stress fica em alta devido ao aumento do cortisol. É comum a mulher ficar propensa à irritabilidade, tensão e dificuldade para se concentrar ou dormir;
  • TPM C - compulsão alimentar: Esse sintoma é o que mais nos faz ter o sofrimento do corpo. Pois quem sofre desse tipo de TPM costuma apresentar um desejo maior por lanches e guloseimas durante esses dias. Isso acontece porque o organismo apresenta uma necessidade energética maior durante essa fase. Além disso, o "mecanismo de recompensa" do cérebro vai buscar alimentos capazes de suprir essa necessidade da forma mais rápida, através de alimentos de alto índice glicêmico;
  • TPM D - depressão: as mulheres que enfrentam esse tipo de tensão pré-menstrual costumam sofrer com a queda da auto-estima durante esse período, também se irritam com maior facilidade, ficam pessimistas e podem até mesmo apresentar sintomas depressivos, tudo em decorrência da queda da produção de serotonina;
  • TPM H - inchaço: essa categoria está relacionada ao inchaço acentuado e maior sensibilidade nas mamas e em diversas regiões do corpo. Isso ocorre devido à tendência a maior retenção de líquidos durante esse período, que pode influenciar até mesmo o peso;
  • TPM O - outros sintomas: com diversos agentes influenciando no funcionamento do organismo feminino, é comum que sintomas diversos também estejam presentes: enjoos, náuseas, dores pelo corpo, aumento da acne e até mesmo queda da imunidade são sintomas relacionados que podem tornar esses dias ainda mais árduos.

-

CARDÁPIO ANTI-TPM

Um estilo de vida saudável e bons hábitos alimentares além de contribuir para sua qualidade de vida podem ser os seus maiores aliados no período da TPM. As dicas são da nutricionista Sinara Menezes: "Mesmo que boa parte dos sintomas sejam resultantes de agentes fisiológicos, é possível preparar o organismo e oferecer, através da alimentação, nutrientes que atenuem a queda de determinadas substâncias, principalmente a serotonina e a endorfina"  explica. Um cardápio balanceado, rico em determinados micronutrientes pode melhorar tanto aspectos emocionais quanto físicos. As dicas dela e que não podem faltar na sua dieta estão abaixo:

  • Consumir grãos como a lentilha, a ervilha e a soja são boas opções de carboidratos complexos com baixo índice glicêmico capazes de prolongar a oferta de glicose no organismo. Diminuindo a necessidade por doces e massas.
  • Fibras e cereais como aveia, o arroz integral e o milho beneficiam o trânsito intestinal por possuírem estrutura mais complexa. Ajudam a combater possíveis constipações e inchaços. Além disso, também fornecem energia de forma mais lenta, mantendo a saciedade por mais tempo.
  • Alimentos que produzam a serotonina combatem às crises de depressão e ansiedade. "Invista em alimentos como o salmão, atum e queijo. Também existem opções de origem vegetal como a banana, o abacate e oleaginosas," indica Sinara.
  • As hortaliças são alimentos ricos em vitaminas e sais minerais importantes para o organismo. Vegetais como a cenoura, a abóbora o brócolis e o espinafre a são ricos em cálcio, magnésio, vitamina A e vitamina B6. Esses minerais e vitaminas normalmente ficam em baixa durante o período menstrual e podem estar associados a diversos males dessa fase;
  • Beber bastante água contribui para evitar o inchaço, quanto para auxiliar na digestão das fibras presentes na alimentação. É importante hidratar-se regularmente ao longo do dia, evitando beber muito líquido após as refeições. Opte por bebidas mais leves como água de coco, chás relaxantes e, indispensavelmente, a própria água.
  • -

    MITO OU VERDADE: CHOCOLATE FAZ BEM NA TPM?

Ao comer chocolate, temos a sensação de prazer. Alguns nutrientes presentes no chocolate contribuem com o metabolismo (o magnésio, o cálcio e o ferro). Quando o seu corpo sente a falta de algum nutriente, a tendência é sentirmos desejo pelos alimentos que possam substituí-lo ou estimular sua produção. A compensação de nutrientes é um dos motivos para tanto apreciarmos um chocolatinho naqueles dias.

-

DICA DA COACH

Dieta dos Sucos e TPM

Conforme as orientações das nossas nutricionistas e relatos de nossas clientes, temos vistos ótimos resultados em relação a TPM e o período menstrual. Todos as dicas citadas acima estão presentes em nossos sucos. Por isso, hoje quero compartilhar uma de nossas receitas, na integra e sem segredos, para você fazer em casa.

E todos que fizerem e marcarem #thaisnosempredebem concorrerá a produtos da Dieta dos Sucos.

RECEITA DA SEMANA - SUCO ANTI TPM

Esse suco é para ser tomando nos sintomas iniciais, caso você não tenha seu ciclo regulado. Se for regular tome um dia antes do seu período menstrual.

INGREDIENTES

1 fatia de abacaxi

1 pedaço de gengibre

1 fatia de mamão sem semente

Suco natural com 2 laranjas

100ml de água filtrada

Bata no liquidificador e coe, em seguida adicione os ingredientes abaixo e bata por mais 1 minuto. Pode ser congelado.

1 colher pequena de farinha de linhaça

½ colher pequena de chia

#thaissempredebem


VEJA TAMBÉM...