Bem Estar Em Tempo

Qual a melhor dieta para você?


Olá amoras e amores!

Você já tentou emagrecer e não conseguiu?

Talvez seja o tipo de dieta que você tem feito, por isso separei para você um artigo muito especial da Roberta Cassani.

Na coluna de hoje vamos aprender um pouco mais sobre alimentos permitidos em algumas das dietas mencionadas.

Quero desejar um semana linda e com muito foco para que você conquiste mais saúde!
Vamos lá!

@thaisvivianecoach (95) 99156-7156 Envie sua sugestão e comentários sobre nossa coluna.

 

Começo nossa conversa de hoje com a questão: Existe melhor dieta? Essa é uma pergunta que, por incrível que pareça, tem uma resposta simples: sim, aquela que te faz bem, te ajuda a cuidar da saúde e emagrecer de forma saudável e fácil de dar seguimento. Não existem MILAGRES NUTRICIONAIS! E como saber qual tipo de dieta preciso seguir para ter esses efeitos citados? Com a orientação de um profissional que irá avaliar:

- Sua individualidade bioquímica, que incluem necessidades nutricionais específicas, carga genética e estilo de vida;

- Seus costumes e valores em relação à comida;

- Sua rotina diária;

- Suas vontades e desejos.

Mas o que é, afinal, a individualidade bioquímica? Por que a dieta do meu amigo (a) pode não dar resultados para mim iguais ao dele (a)? É caracterizada como uma rede complexa de interações que controla a forma como o seu organismo utilizará as vitaminas, minerais, gorduras, carboidratos, aminoácidos, calorias para todas as funções fisiológicas. Quando a individualidade bioquímica é respeitada, o corpo recebe as quantidades específicas de nutrientes que ele necessita para seu adequado funcionamento.

 Quais os tipos de dieta mais realizadas atualmente?

- Dieta dos pontos: nesta dieta, os alimentos são enumerados por quantidades de pontos e, de acordo com a altura, avalia-se a quantidade diária de pontos. Alguns alimentos considerados pouco nutritivos, como produtos diet e light, as vezes apresentam pontuação ZERO e por isso, as pessoas acabam exagerando seu consumo, o que pode ser prejudicial. 

- Dieta Low Carb: muito seguida atualmente, a dieta low carb é caracterizada pela restrição de carboidrato sao longo do dia, aumentando-se o consumo de proteínas e de gorduras. É preciso ter cuidado com os tipos de gorduras atribuídas à alimentação, afinal, um a dieta lowcarb é mais do que apenas diminuir a ingestão de carboidratos, é preciso substituir por alimentos nutritivos.

 - Dieta Detox: segundo as características da dieta, para desintoxicar o corpo, é preciso passar alguns dias ou até uma semana consumindo apenas sucos e sopas preparados com frutas, legumes e verduras que apresenta propriedades diuréticas. A quantidade de calorias é reduzida, porém é preciso ter muito cuidado com restrições alimentares severas que possam provocar deficiências nutricionais. 

- Dieta do Mediterrâneo: o cardápio mediterrâneo se caracteriza pelo consumo de frutas, hortaliças, cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho, azeite de oliva e uma grande variedade de ervas e especiais. Eu, particularmente, acredito ser uma dieta com alta densidade nutritiva, ampla variedade de alimentos e equilíbrio nutricional.

Respeite o seu organismo e não faça dietas mirabolantes e restritivas, procure sempre um profissional capacitado para adequação da sua rotina alimentar de forma segura, prazerosa e nutricionalmente completa.

 APLICATIVOS PARA SMARTPHONES CONTRIBUEM NO EMAGRECIMENTO

Qual seu maior desafio em emagrecer? Começar sempre é mais fácil, porém dar continuidade é mais desafiador, por isso separei alguns aplicativos que poderão contribuir para que você mantenha o foco e conquiste seus resultados.

MyFitnessPal

Ideal para quem quer controlar a alimentação e seguir à risca uma dieta. O aplicativo permite que você registre os alimentos e bebidas que foram ingeridos no dia, além das atividades físicas praticadas e quantidade de nutrientes do período. Estabeleça uma meta de perda de peso e permita que o app estipule o quê e quanto deve ser ingerido para você alcançar o corpo desejado.
Grátis

Nike Training Club

Quer malhar sem precisar ir até a academia? O aplicativo da Nike programa treinos de definição de massa muscular, perda de peso e alongamento para você fazer na sala de casa. Cada exercício é ensinado através de pequenos vídeos e o app também controla o tempo que deve ser gasto por atividade. Basta definir um objetivo e seguir a rotina de treinos gerada para você.
Grátis

Pact

Como se fosse uma aposta, o aplicativo Pact faz com que você pague (literalmente) todos os seus pecados gastronômicos. A lógica é simples: o app é grátis mas, se você não quiser gastar seu dinheiro, terá que seguir a dieta e a rotina de treinos que se propôs - sem falhas!
Grátis

MiCoach

Aplicativo de running e exercícios da Adidas. O bacana do miCoach é que ele, além de ser um ótimo suporte para os fãs da corrida de rua, possui mais de 400 exercícios de força e flexibilidade para fazer no parque, na sala de casa ou até mesmo na academia. Também permite associar playlists ao ritmo de treino, para que você nunca perca a motivação.
Grátis

Chew It Well

"Mastigue bastante os alimentos" e "coma devagar" são algumas das dicas mais clássicas de emagrecimento - e, ainda assim, estão entre as mais ignoradas. Pensando nisso, o app Chew It Well controla o ritmo que você come cada refeição através de um timer que calcula quanto tempo um cada tipo de alimento deve levar para ser ingerido.
US$ 0,99 (cerca de R$ 3,05)

RECEITA DA SEMANA

Que tal aprender a fazer um chocolate totalmente vegano?
Super fácil e delicia!

Chocolate Vegano

1 xícara de farinha de aveia
2 xícaras de água
3 colheres de cacau em pó
1 colher de óleo de coco

Se quiser que fique adocicado pode adicionais 1 colher de adoçante culinário ou açúcar demerara.

Modo de fazer

Em uma vasilha de vidro, misture todos os ingrediente até ter a mistura homogênea.
Coloque no micro-ondas por 30 segundos em potência média, retire e misture. Caso queira mais consistência repetir o processo.

PARA REFLETIR