Bem Estar Em Tempo

Dez alimentos que estimulam a depressão


Olá amoras e amores!

Você conhece alguém que ganhou muito peso, ou perdeu após algum problema?

Já ouviu alguém contar que não consegue emagrecer, desiste de dietas e fica sempre se culpando por não conseguir seguir nenhuma dieta?

Se você conhece, quero pedir para você levar essa coluna para que ela possa ler, pois vamos falar sobre depressão, ansiedade e alimentos que estimulam essa doença.

Vou compartilhar duas receitas que utilizam o abacate como ingrediente base e vai socorrer você naquele dia que a vontade por gordura está demais.

Também quero convidar você a conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho através do meu perfil no Instagram @thaisvivianecoach ou pelo telefone (95)99156-7156.
Ótima semana!

A depressão é considerada o mal do século. Em todo o planeta, cerca de 322 milhões de pessoas sofrem o problema, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, 11,5 milhões de pessoas lutam contra a depressão (5,8% da população).

A alimentação está diretamente ligada ao desenvolvimento dela.

Aliar uma boa alimentação ao tratamento da depressão estimula bons resultados. E quem não foi diagnosticado com depressão pode fazer um trabalho preventivo.

DEZ ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A DEPRESSÃO

A reeducação alimentar pode ajudar pessoas que hoje sofrem com a depressão a saírem dos quadros de surtos e ainda prevenir novas crises. Quero convidar você a fazer uma reeducação alimentar, retirando ou ao menos diminuindo o consumo dos alimentos listados abaixo.

Talvez você não tenha prestado atenção em tudo isso que estou falando, então quero te convidar a fazer alterações na sua alimentação e perceber se há ou não mudanças.

Esses alimentos são os incentivadores de depressão e claro, fazem mal a mal à saúde.

1 - Açúcar- Consumir açúcar em excesso faz com que o nosso cérebro trabalhe de modo diferente e acelerado. Essa disfunção aumenta o risco de demência, além do risco da depressão ser ampliado.

*Substitua o açúcar por alimentos naturais.

2 - Adoçantes Artificiais - Adoçantes químicos fazem mal a saúde mental, em especial o consumo de aspartame, muito comum em refrigerantes dietéticos, trabalha como um bloqueador da produção do neurotransmissor serotonina.

Por essa característica os adoçantes com essa base podem causar doenças neurológicas.

Enxaquecas, insônia, alteração no humor e depressão estão na lista dos fatores de risco de quem opta pelos adoçantes com aspartame.

3 - Bebidas Alcoólicas - O álcool desorganiza o seu organismo, impactando nos sentidos básicos detectados pelas ondas cerebrais. A bebida alcoólica desestabiliza o sistema nervoso.

Observe-se, ao consumir bebida alcoólica você tem descontrole emocional? As pessoas com traços depressivos terão esse perfil potencializado pela bebida.

Além disso, alguns tratamentos da depressão incluem medicamentos.

4 - Gordura Hidrogenada - O excesso de gordura vegetal no organismo pode entupir as artérias, e com isso, o fluxo sanguíneo cerebral é cortado. Problema na irrigação cerebral é perigoso, e pode potencializar os sintomas da depressão.

Evite a gordura hidrogenada, e substitua por gorduras saudáveis como a monoinsatura ou o ômega-3 de cadeia longa, que você encontra na manteiga, no abacate, na banha de porco, no azeite de oliva, entre outros alimentos.

5 - Fast-Food - É bem fácil cair na tentação do fast-food.

Eles são ricos em gordura ruim, conservantes, sal e carboidratos causam uma satisfação momentânea, estimula a fome, a compulsão e não nutrem o organismo.

6 - Alimentos De Alto Teor De Sódio - O sal também pode incentivar os sintomas da depressão. O excesso de sal pode prejudicar aspectos do seu sistema neurológico, contribuindo assim, com a depressão.

Alimentação regada a sal também causa fadiga, cansaço e retenção de líquidos. Fora todos esses males, sódio na alimentação contribui para o ganho de peso.

7 - Glúten - Por ter uma grande quantidade de ácido fítico, o farelo de trigo, incluindo o glúten são péssimos para combater a ansiedade e a depressão. Na realidade o glúten afeta a saúde de diversas formas.

8 - Soja - A soja possui muitos inibidores de tripsina e protease, que são enzimas que dificultam a digestão das proteínas. Além disso, esse grão tem uma alta quantidade de cobre, um mineral ligado a um comportamento de ansiedade excessiva.

*Opte por alimentos substitutos como a quinoa e o grão-de-bico.

9 - Cafeína - A cafeína é um estimulante pode desencadear a ansiedade. O excesso de cafeína pode potencializar a depressão, causar problemas no sistema nervoso, náuseas, dor de cabeça e males associados à ansiedade.

10 - Leite - O leite de vaca é altamente inflamatório e nos causa desconfortos intestinais. Banir esse alimento da sua dieta é essencial para uma vida saudável.

No entanto, fora esses males físicos, a dependência do consumo do leite causa ansiedade, complicando quadros de depressão.

DICA DA COACH

A depressão é silenciosa e seus sintomas nos confundem. O medo e vergonha em falar sobre isso nos fazem andar doentes, sem pedir ajuda. Somente ao chegarmos ao limite partimos para um tratamento.

A dica de hoje é: ALIMENTAÇAO O MAIS SAUDÁVEL possível!

Assim você previne ou até mesmo trata a depressão, cuidando não somente de você, mas de todos que você alimentar.

Alimentos naturais e saudáveis estimulam a saúde mental e física, e aumentam a sensação de felicidade.

Aproveite para praticar atividades físicas regulares, pois elas ajudam a cuidar da mente e do corpo.

Mas não deixe de consultar o médico, caso perceba que você sofre de depressão ou de outro distúrbio emocional ou neurológico, cuide-se!

RECEITA DA SEMANA

Quero oferecer algumas substituições para os alimentos acima citados, já falei sobre os açucares e como substituí-los, bem como sobre adoçantes.
Então a receitinha será para substituir a gordura hidrogenada, naquele momento que você tem vontade de comer algo gorduroso, será uma receita doce e outra salgada.

SUCO DE ABACATE E NOZES

Ingredientes

1 Abacate sem caroço

6 Nozes sem casca;

2 colheres de sopa: Mel;

½ l Leite de aveia ou desnatado

Modo de preparo - Retire a polpa do abacate. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva e consuma imediatamente a vitamina de abacate e nozes.

GUACAMOLE

INGREDIENTES

1 abacate sem caroço

Coentro e Cebolinha

½ cebola

1 tomate

Sal a gosto

1 limão

Modo de Preparo - Pique o coentro, tomate, suco de limão e a cebola. Esprema o abacate em uma tigela juntamente com o sal. Misture todos os ingredientes. Pode se comer com batata doce chips, carnes, tacos.

 


SEE ALSO ...