Bem Estar Em Tempo

DIETAS RESTRITIVAS


- Getty Images

Amoras e amores,

Vamos falar a verdade? Dieta da moda funciona? Sim, se for para emagrecer. Porém para ter qualidade de vida e saúde a longo prazo e certeza de não ter o efeito sanfona só há um caminho: REEDUCAÇAO ALIMENTAR.

Na coluna de hoje vamos falar sobre qualidade na alimentação, em relação à perda de massa magra. Leia toda a coluna que tem dicas legais para um prato equilibrado e te dará saciedade.

Já está sabendo da novidade da TV Imperial, canal 6.1? Tem muita coisa nova, inclusive a minha participação semanal no programa Sempre de Bem as quartas-feiras. Vou adiantar umas coisas para essa semana.

Me acompanhe no Instagram @thaisvivianecoach, pois irei fazer a receitinha do hambúrguer  que estou passando para você hoje.

Se você tem interesse em ser meu parceiro e anunciar aqui sua marca fale com nosso comercial.

-

DIETAS RESTRITIVAS: PODEM ESTAR TE LEVANDO A PERDA DE MASSA MAGRA

 

O seu corpo é constituído de massa de gordura e massa muscular, que junto com a água formam a composição do nosso corpo. Algo que me chamou muito a atenção nessa semana foi sobre pessoas que estão emagrecendo e conquistando o peso desejado. Porém uma pessoa muito próxima tem passado por uma situação medica muito especifica e relacionada perda de massa muscular e não somente de gordura e liquido efetivamente.

Algumas dietas eliminam da alimentação alimentos importantes para o equilíbrio do corpo, vamos falar de algumas:

Dieta Paleolítica - Ela elimina o carboidrato e, por isso, faz com que o corpo busque energia na gordura. Resultado: a pessoa emagrece. O problema é que o corpo não consegue distinguir gordura e massa magra e a pessoa acaba tendo uma perda muscular.

Os paleolíticos retiram da alimentação carboidratos refinados, tipo pão. Eles também não comem grãos e cereais, como o arroz, nem derivados do leite. A alimentação de um seguidor da dieta paleolítica é baseada em carne, ovo, nozes, que muita gente acha que não deve comer, ao serem digeridos esses alimentos, produzem substâncias que dão energia.

O frutarianismo baseia-se em alimentação com frutas, o que de fato não promove saciedade e não traz todos os macronutrientes fundamentais para o corpo, proporcionando desequilíbrio ao corpo humano e desenvolvendo diversas deficiências nutricionais. Afinal a falta de proteínas deixam o indivíduo sem vitaminas e minerais presentes apenas em carnes, peixes e ovos.

A DIETA CERTA EXISTE?

O começo para saúde e emagrecimento chama-se equilíbrio!

Não adianta ser aquele tipo de pessoa que retira da rotina alimentar certos alimentos, especialmente PROTEÍNAS E O CARBOIDRATO. A saber existem os carboidratos bons e ruins (simples e compostos), esse será o tema da próxima semana, ok?

A falta do carboidrato causa muitas reações no corpo. Quando a pessoa não come carboidrato, o pâncreas não secreta insulina e não tem glicose para gerar energia. Com isso, o corpo começa a 'roubar' energia da gordura armazenada no corpo. Uma dieta desequilibrada traz três prejuízos: perda de massa magra, queda do metabolismo e risco de contrair infecção.

O corpo depende principalmente do carboidrato para conseguir glicose. O consumo baixo de carboidrato faz com que o índice glicêmico caia imediatamente. Restrições calóricas podem promover a queda da taxa basal, além de risco de desnutrição e perda de massa magra.

-

DICA DA COACH

As dicas de hoje é para que você inicie e mantenha sua reeducação alimentar com qualidade. Sáo ações diárias e simples que podem ser adicionadas em seu dia a  dia, levando você e sua família para fora de riscos de saúde.

  1. Concentre-se no comportamento diário ao invés de nos resultados.
  2. Perder gordura sem perder muita massa junto leva tempo, portanto PACIÊNCIA e PERSISTÊNCIA.
  3. Certamente você vai precisar mudar seus hábitos alimentares e padrões sociais: esquecer o álcool e os doces. Não se deve comer o que quer, quando quer, mas sim o que precisa, na hora que precisa.
  4. Fazer 30-45 minutos de exercício cardiovascular, 4-6 vezes por semana.
  5. Beber pelo menos 3,5 litros de água por dia.
  6. Fazer pelo menos 5 a 7 refeições ao dia.
  7. Comer a cada 3 horas.
  8. Organize sua alimentação com antecedência.
  9. Comer antes de ficar com fome. Isso o ajuda a não fugir da dieta.
  10. Restrinja os carboidratos à noite, nas 4 horas antes de dormir.
  11. Coma verduras e legumes à vontade.
  12. Cuidado com as frutas. Elas são carboidratos, e por isso não são de consumo liberado.

-

RECEITA DA SEMANA

As dúvidas sobre como montar um prato de almoço equilibrado e saudável sempre nos atormentam, não é mesmo? Pensando nisso quero compartilhar com você uma receita que você irá ter ingestão de carboidratos bons e muita proteína.

Hambúrguer de grão de bico e arroz integral

Ingredientes
1 xícara de grão de bico cozido
1/2 xícara de arroz integral cozido
2 colheres de sopa de farelo de pão integral
3 colheres de sopa de cenoura ralada
2 colheres de sopa de salsa picada
3 colheres de sopa de cebolinha picada
1 colher de sopa de coentro picado
1 colher de sopa de raspas de limão
1 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta-do-reino
1 clara de ovo

Modo de preparo
Triture no liquidificador ou processador o grão de bico por 20 segundos. Adicione o arroz integral e processe por mais 10 segundos. Coloque os triturados em uma tigela e adicione o farelo de pão integral, a cenoura, a salsa, a cebolinha, o coentro, as raspas de limão, o sal, a pimenta-do-reino e misture bem. Acrescente a clara de ovo, misture bem e leve à geladeira por 10 minutos. Divida a "massa" em 4 partes e modele os hambúrgueres. Aqueça uma frigideira anti-aderente com azeite e grelhe cada hambúrguer em fogo médio por aproximadamente 6-8 minutos de cada lado. 

-

O poder dos sucos na reeducação alimentar

Hoje quero convidar você a estar conosco na quarta-feira as 11h da manha, no Programa Sempre de Bem (TV Imperial, Canal 06). Estarei com a apresentadora Larissa Adairalba entrevistando algumas pessoas que emagrecerem muito com reeducação alimentar e utilizando os sucos como refeições intermediárias. No programa também vamos falar sobre a diferença e funções dos sucos tradicionais, sucos Detox e sucos funcionais.

Aguardo você!

@thaisvivianecoach #thaisnosempredebem

 


SEE ALSO ...