Bem Estar Em Tempo

Temperos e emagrecimento


Amoras e amores,

Na semana passada fiz uma enquete no instagram @thaisvivianecoach para saber o que vocês gostariam que eu tratasse na coluna de hoje e no Programa Sempre de Bem, da TV Imperial (canal 6.1).  Os temas eram açucares ou temperos, com 70% de votação o tema tempero ganhou e aqui você tem voz. Então, hoje vamos falar sobre temperos e seus benefícios além de dar sabores e aromas especiais à comida.

Ah! Já me segue no Instagram? Não, então corre porque lá sempre tem dicas, receitas e orientações para você ter uma vida mais saudável!

Abraços!

-

TEMPEROS QUE DÃO SABOR E AJUDAM A EMAGRECER!

Uma coisa que não dá pra engolir é comida sem tempero, né?

Ainda mais quando estamos fazendo dietas ou reeducação alimentar, já temos que abrir mão do açúcar, do leite, das massas, etc. e ficar sem comidinha temperada não é legal!

Então, leia com atenção essa matéria que selecionei do site Beleza e Saúde.

Tenho certeza que você irá caprichar ainda mais no seu temperinho!

Alguns temperos dão muito sabor e ajudam a desintoxicar e acelerar o metabolismo, claro que existem muitos outros, mas iremos nos ater hoje neles:

 

Pimenta Caiena

A pimenta caiena é um condimento muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e protetores do DNA celular, que ajudam na desintoxicação do corpo.

A pimenta também acelera o metabolismo ajudando a agilizar a queima de gordura e melhora a circulação, de forma a ajudar na eliminação das toxinas do organismo. 

Cúrcuma (açafrão)

As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. A cúrcuma serve para o tratamento de problemas digestivos, como falta de apetite, indigestão ou acidez gástrica, problemas do fígado e da vesícula biliar, artrite, reumatismo, eczema, asma e psoríase. Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada para diminuir os níveis de colesterol no sangue, inibir a formação de coágulos e aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

Orégano

O orégano tem propriedades que estimulam a produção da enzima do corpo que é responsável pela digestão dos carboidratos. Além disso, ele age como antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano, diurético leve e tônico digestivo. Além de usar como tempero, você também pode aproveitar o temperinho fazendo um chá de orégano. 

Gengibre

O gengibre é dotado de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre. O gengibre ajuda a aumentar a saciedade, melhorar a digestão, remover as toxinas do corpo e, age como um termogênico. Isso significa que ele tem propriedades que aumentam o funcionamento do metabolismo, ajudando na queima de gordura. 

Observação: Todos esses temperos também podem usados em sucos, suchás e chás em uma dieta orientada.

-

ALHO E CEBOLA, É BOM PRA QUE MESMO?

Os temperos queridinhos dos brasileiros são alho e cebola. E vamos combinar os dois juntos ou separados fazem total diferença nas refeições. Mas além de simplesmente você seguir fazendo suas refeições conforme seus pais ou avós ensinaram, você deve estar atenta a todos os benefícios desses "super temperos"

 

Alho

O uso contínuo previne o câncer no trato gastrintestinal e doenças cardíacas. Pode ajudar pessoas que possuem alterações no colesterol e triglicerídeos, esse alimento tem um papel fundamental na dieta diária.

O alho é antiviral, antioxidante (evita o envelhecimento por exposição ao sol, combatendo radicais livres) e tem ação antibiótica, possui Argina, um aminoácido cuja principal função é estimular o sistema imunológico e combate algumas bactérias, que pode causar gastrite e úlceras.

Como Consumir o Alho

Um dente de alho por dia triturado ou esmagado. O alho pode ser usado para refogar alimentos. Mas não o deixe queimar, porque assim ele perde as suas propriedades. Colocar um dente de alho na panela de arroz segundos antes do arroz ficar pronto dá um gosto especial ao alimento.

Outra dica é colocar um dente de alho dentro do pote de azeite que você utiliza diariamente nas saladas. Ou então, você pode esmagar um dente de alho em um copo de 200 ml de água, deixar agir por umas horas e depois tomar a água. Um santo remédio!

Cebola

A cebola é antioxidante, anti-inflamatória, evita o aumento do colesterol, reduz os níveis de triglicerídeos e estimula o sistema imunológico. Repleta de diversos agentes anticancerígenos, está especificamente associada à inibição do câncer de estômago. "Afina" o sangue, diminui o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, além de combater a asma e a bronquite crônica.

Como Consumir a Cebola

Quando aquecida, a cebola não perde as suas propriedades - apenas deve-se tomar cuidado para não queimar, ou refogar demais.

Então, inclua-a como tempero obrigatório em suas refeições. Assada no forno ou na churrasqueira fica uma delícia. Como a cebola é rica em  enxofre, pessoas com tendência a ter gases devem consumi-las com moderação.

-

 

DICA DA COACH

Muitas pessoas não estão habituadas a consumir a cebola. A dica para inseri-la na alimentação (especialmente na dos pequenos) é bater ela no liquidificador e na hora de cozinhar colocar um pouco desse creme de cebola no prato principal da sua refeição.

Agora se a sua dificuldade é descascar o alho, vou te dar duas opções:

1- Separe os dentes de alho e deixe de molho em água por dez minutos, depois é só retirar a casca e utilizar;

2 - Pegue o dente de alho e amasse-o com uma faca levemente, a casca irá soltar do alho e ficará mais fácil para manipula-lo.

Sobre o sal, ao invés de usar o sal refinado, você mesma pode fazer seu sal refinado. Para isso basta você triturar no liquidificador o sal grosso de churrasco e assim terá seu sal refinado.

-

RECEITA DA SEMANA

Quando você compra temperos prontos você está facilitando sua vida, porém intoxicando seu organismo com conservantes e adições de produtos químicos.

A receita de hoje é pra você fazer o próprio tempero é deixar ele já prontinho na geladeira para usar no dia a dia.

 

INGREDIENTES

 

2 cebolas descascadas e cortadas em quatro partes

1 cabeça de alho, também descascada

Sal grosso ou sal Rosa a gosto

Azeite a gosto

 

MODO DE FAZER

No liquidificador coloque primeiro a cebola cortada, o alho e azeite na quantidade que bata e vire um creme.

Depois de passar os ingredientes pelo liquidificador é só colocar em uma tigela e misturar o sal.

Você pode guardar na geladeira a pasta e tem a validade de 30 dias.

 

ONDE USAR?

Use para fazer molhos, arroz, feijões e carnes. Lembre-se, é tempero básico. Pode usar para marinar carnes basta deixar a carne de molho com limão de um dia para outro.

-

Gostou da coluna hoje?

Na quarta feira, às 11h temos encontro marcado no Programa Sempre de Bem, da TV Imperial (canal 6.1). Essa semana vou fazer com vocês alguns temperos super gostosos, fáceis e baratos para você dar uma turbinada no sabor dos alimentos na sua dieta.

Caro leitor, lembre que pode sugerir e opinar, basta enviar seu whats para mim (95) 99156-7156. E se quiser saber mais sobre meu trabalho e a dieta dos sucos pode perguntar pelo whats, que lhe envio as informações.

Aguardo você!

@thaisvivianecoach #thaisnosempredebem


SEE ALSO ...