Bem Estar Em Tempo

Você faz o dia do lixo na sua reeducação alimentar?


Olá!

E então, já estamos entrando na primavera! Como anda o seu projeto fitness 2018?
Ser fitness dever muito mais que modismo, deve ser um estilo de vida que lhe garantirá mais qualidade vida e bem estar. Por isso não pense que é tarde para começar!

Avante!

Vamos falar hoje sobre o famoso "dia do lixo" na dieta. Quero contar pra você porque que eu acredito que você deve abrir mão disso.
Nas receitas e dicas da coach vamos falar sobre a banana! Para alguns ela é vilã e para outros a salvação. Vamos saber um pouco mais e compartilhar uma receitinha que irá ajudar você a se refrescar com um delicioso smoothie de banana e morango.

Vamos lá!

@thaisvivianecoach ou (95) 99156-7156

Você faz o dia do lixo na sua reeducação alimentar? 

Já deve ter ouvido e até mesmo feito o tal dia do lixo na sua dieta. Mas hoje quero falar por que não gosto e não incentivo. Quero também que você entenda o conceito para depois poder compreender o que eu quero te passar e assim facilitar a sua escolha.

Alguns profissionais indicam por meio da dieta do paciente o dia do lixo. Nesse dia ou momento (refeição) é quando a pessoa pode escapar da dieta e comer os alimentos que sente vontade, aqueles que são geralmente proibidos como doces, guloseimas, massas e frituras.

Como funciona o dia do lixo na dieta?

O dia do lixo costuma ser utilizado por pessoas que seguem dietas com restrições alimentares e geralmente acontece uma vez por semana. A ideia é oferecer a si mesmo um prêmio por ter obedecido ao plano alimentar rigorosamente ao longo de toda a semana. Até aqui tudo bem, temos que ter nosso sistema mental de recompensa sempre ativado, para que nossos estímulos nos ajudem a prosseguir.

Acredita-se que este dia possa ser uma das possibilidades para desacelerar o metabolismo, que está numa rotina constante de privações. Na dieta dos sucos não há privação de alimentos, por se tratar de uma reeducação alimentar oferecemos conhecimento sobre o metabolismo e alimentos, incentivando a escolha por alimentos de maior qualidade nutricional.

O dia do lixo também é conhecido por ser um método de fazer com que a pessoa saia da estagnação de peso, mas para nós da dieta dos sucos o ideal é você fazer um protocolo de líquidos nutricional-mente balanceado para suas atividades daquele dia.

TRATA-SE DE COMO VOCÊ SE VÊ!

Quando falamos em "dia do lixo" tenho observado que alguns praticantes aproveitam para exagerar e acabam extrapolando os limites da sanidade alimentar.

Quando você aceita a ideia de que pode extrapolar em determinado dia, você começa a entrar num ciclo de ansiedade para que esse dia chegue. Deixando de viver momentos prazerosos no dia a dia, pois está relacionando prazer a coisas proibidas.

Outro ponto é que se você está em reeducação alimentar deve estar preparado para dizer sim e não, afinal não dá pra falar para a tentação vir apenas no dia do lixo.

Entenda que você tem em você todo o potencial e poder para decidir o que comer, quando comer e quanto comer. Sua vida não pode ser plena se tiver que ficar a todo instante considerando regrinhas e mais regrinhas.

Por isso ser fitness é sim um estilo de vida, como disse anteriormente.

Quantas bananas posso comer por dia?

Assim como todos os outros alimentos, bananas devem ser comidas com moderação. O número de bananas que uma pessoa pode comer em um dia para ficar saudável varia de pessoa para pessoa. Enquanto alguns podem tolerar quantidades maiores de vitaminas e minerais, outros precisam de menos.

A maioria dos especialistas em saúde recomendam apenas uma a duas bananas por dia, e consideram uma ingestão de quatro por dia excessiva. Essa recomendação não é apenas para conter o risco de comer bananas demais, mas também o de frutas recomendadas por dia. Uma pessoa deve comer apenas uma a duas xícaras de fruta por dia. Isso é aproximadamente duas a três porções, o que pode ser facilmente distribuído em uma porção no café da manhã, almoço e jantar, ou comidas durante o dia.

Nutricionistas e especialistas em dietas também recomendam que você deva comer uma seleção de frutas, não apenas uma variedade ou duas. Uma única porção de banana com uma ou duas outras frutas seria a melhor opção para sua saúde, já que ofereceria os melhores benefícios.

 

BANANA

DICA DA COACH

A banana pode ser nossa aliada e existem inúmeros benéficos ao consumi-la. Leia a seguir, as dicas que selecionei que ajudarão você a aproveitar melhor o alimento na sua reeducação.

Antes de atividades físicas: o fruto com uma colher de aveia (farinha ou farelo), promoverá energia e saciedade além de ajudar a não perder massa muscular durante o seu treino;

No café da manha: a banana pode ser adicionada ao iogurte natural com outras frutas, ou até mesmo uma panqueca feita com ovo, farinha de aveia e banana amassada;

No almoço: você pode fazer um purê de banana com ervas e comer com uma proteína magra;

Por fim um delicioso smoothie de banana e morango pode ser feito para refrescar o seu dia. 

RECEITA DA SEMANA

Smoothie de banana e morango

1 banana

8 morangos

½ a 1 xícara (120 a 240 ml) de leite

1 colher de sopa (15 gramas) mel

5 a 8 cubos de gelo (opcional)

Só bater no liquidificador e servir na hora.

Outra opção para quem não pode tomar o leite é congelar as bananas e fazer o mesmo processo e receita.

E aí, valeu a pena ler até o fim?

Na quarta estarei no Programa Sempre de Bem (canal 6.1) ensinando a fazer umas delicias com a banana. Não perca!


SEE ALSO ...