Coluna Roraima Alerta

04 de setembro de 2018


Segundo uma nova pesquisa divulgada pelo CIPEC, Anchieta está na frente nesta corrida eleitoral - Divulgação

PESQUISA

O candidato Anchieta está na frente nesta corrida eleitoral, segundo uma nova pesquisa divulgada pelo CIPEC. O candidato a governador lidera com 38,5% das intenções totais de voto. Para o  Senado, o candidato à reeleição Romero Jucá aparece com 36,8% na soma total das respostas dos entrevistados.

PESQUISA I

Anchieta está seguido por Antônio Denarium (PSL) com 27,7% e em terceiro lugar aparece a candidata à reeleição Suely Campos (PP) com 10,4%. Telmário Mota (PTB) está em quarto lugar com 4,3% e Fábio Almeida (PSOL) aparece com 2% do total de intenção de votos. Os votos brancos e nulos para governo somam 11,8% e 5,3% dos entrevistados abordados não souberam responder em quem irão votar.

REPROVAÇÃO

O que está na boca da grande maioria da população de Roraima ficou comprovado com a pesquisa. Ela mostra o índice de avaliação da administração estadual que alcançou reprovação de 81,2%. Dos entrevistados, 59,5% consideram a administração estadual péssima, 18,9% regular e 11% ruim. Apenas 6,9% consideram boa e 1,9% ótima.

APROVAÇÃO

Na avaliação da administração municipal, o índice de aprovação é de 81,6%. Dos entrevistados, 25% disseram que a administração municipal é ótima, 41,5% classificaram como boa. A pesquisa foi feita pelo CIPEC (Centro de Pesquisa e Comunicação), encomendada pela TV Imperial/Record e registrada no TRE com o número RR 02366/2018.

LOCAIS

Foram consultadas 1.400 pessoas, entre 27 e 30 de agosto nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Rorainópolis. A margem de erro é de 2,6 pontos para mais ou para menos e a confiabilidade dos resultados é de 95,5%.

CITADO

O senador licenciado Telmário Mota foi citado numa delação premiada no caso da Operação Espúrio, que investiga a atuação de uma organização criminosa que estaria fraudando registros sindicais no Ministério do Trabalho. Ele só é citado, mas é bom lembrar que o próprio andou condenando outras pessoas também por serem citadas. Vamos ver como ele reage a mais essa denúncias.

FAKE

A governadora Suely Campos se esqueceu completamente do setor primário nesses mais de três anos e meio de administração. Agora, está tentando tirar proveito do esforço dos produtores, dizendo que Suely dobrou a produção de grãos em Roraima. Ora, desde que assumiu ninguém em Roraima conhece qualquer ação da Secretaria de Agricultura, se é que ela existe.

FAKE I

Muita gente anda falando demais a respeito de fake news, criticando pessoas e veículos, mas não presta atenção no próprio conteúdo do que escreve. Um exemplo claro foi a divulgação equivocada do valor da venda da Boa Vista Energia. É tipo de fato que só serve para mostrar o nível de imparcialidade de cada um. Será que vão dar um mesmo destaque para a notícia correta?

IMPUGNAÇÃO

O procurador regional Eleitoral, Rodrigo Mark Freitas,  requereu em caráter definitivo a impugnação do registro de candidatura de Suely Campos para a reeleição ao cargo de governadora do Estado. O Tribunal Regional Eleitoral vai decidir a questão nos próximos dias.

SERVIDORES

Os servidores públicos estaduais que tiveram seus nomes cadastrados indevidamente no Serasa vão poder se tranquilizar. O MPRR e uma instituição financeira firmaram acordo para que o segundo retire todos os cadastros e cobre os valores dos consignados descontados em folha de pagamento diretamente do governo do Estado.

VEJA TAMBÉM...