Coluna Roraima Alerta

05 de outubro de 2018


- Fabio Calilo/ Roraima em Tempo

FILA

Na manhã de ontem, muita gente entrou em contato com a redação para perguntar o motivo de uma fila quilométrica no Banco do Brasil da Glaycon de Paiva. Muitos denunciavam que se tratava de pagamento de 'boca de urna', informação descartada, até porque nenhum candidato seria imbecil o bastante para fazer isso em plena luz do dia. Depois, chegou a informação de que era pagamento de cabos eleitorais que teriam trabalhado durante o período de campanha política.

CAMPANHA

O período de propaganda política está acabando e não vai deixar saudades. Com raras exceções, os candidatos apresentaram peças publicitárias muito fracas, sem revisões, sem mensagens e sem propostas. Muitos usaram apelidos que nada têm a ver com política e o deboche foi utilizado de forma abusiva. Os que conseguiram aproveitar bem o tempo, devem ter conseguido alguns votos.

TRANSPORTE

Ainda vai dar muito 'pano pra manga' esta história do suposto pagamento de uma empresa de aluguel de veículos que foi contratada pelo governo para fazer o transporte escolar em Roraima. Dizem que o pagamento é ilegal e foi feito apenas para privilegiar uma candidata ligada à governadora Suely Campos. Tudo pode ser verdade, quando se verifica que o dono da empresa é suplente desta candidata. O Ministério Público deve estar investigando essa suposta irregularidade.

24 HORAS

O governo do Estado tem 24 horas para voltar a fornecer alimentação para os presidiários do sistema prisional de Roraima. A Justiça Federal da 1ª Região acatou pedido do Ministério Público da União e do Ministério Público de Roraima e determinou a imediata regularização do serviço. Mais uma derrota para o governo, que parece que adora fazer as coisas erradas.

DÍVIDAS

Não dá para entender e nem mesmo o atual governo estadual sabe como explicar o que está sendo feito com o dinheiro arrecadado pelo Estado. Não há nenhum tipo de investimento, os salários sempre estão atrasados e falta de tudo, de tudo mesmo, nas escolas e nas unidades de saúde do Estado. O governo recebe, em média, cerca de R$ 180 milhões todos os meses, mas ninguém sabe onde essa dinheirama está sendo enfiada.

DÍVIDAS I

Só para o Tribunal de Justiça de Roraima, o Estado deve cerca de R$ 30 milhões. Deve também para a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Ministério Público. Deve a terceirizadas, fornecedores e os servidores da Cerr, da Caer, da Codesaima, entre outros. Será que todo o dinheiro arrecadado está sumindo, sem que ninguém fique sabendo?

FAKE

Nesses últimos dias de campanha política, o que se viu nas redes sociais e no aplicativo WhatsApp foi um verdadeiro festival de fake news. Muita gente que se faz de santa usou desse artifício para tentar prejudicar candidatos adversários. Pior é que alguns deles, mesmo sabendo que se tratava de notícia mentirosa, responderam como se fosse verdadeira.

PESQUISA

O Instituto Datafolha divulgou nessa quinta-feira (4) nova pesquisa de intenções de voto para presidente da República. Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 39% das intenções de voto na disputa presidencial - votos válidos, descontados nulos e brancos. Fernando Haddad (PT) tem 25% e Ciro Gomes (PDT), 13%. Geraldo Alckmin (PSDB) está com 9% e Marina Silva (Rede) tem 4% das intenções. 

VEJA TAMBÉM...