Coluna Roraima Alerta

05 de setembro de 2018


Hiran estaria tentando barrar candidatura de Suely - Arquivo/Roraima em Tempo

BRIGA

A confusão entre o deputado Hiran Gonçalves e a governadora Suely Campos promete novas etapas nos próximos dias. É que com o pedido do Ministério Público Eleitoral para tornar a governadora inelegível, Hiran, que é presidente do PP, estaria tentando se aproveitar da situação para barrar a candidatura dela. Essa seria uma boa oportunidade para que o troco de Hiran fosse dado, uma vez que logo depois de registrar sua candidatura, Suely mandou exonerar todos os cargos comissionados que ele mantinha na Secretaria de Saúde, inclusive, o então secretário.

BOCA DE URNA

Outra informação que merece receber atenção especial da Justiça Eleitoral é a de que a candidata à reeleição Suely Campos estaria preparando um esquema especial para comprar votos dias antes da eleição. Os valores são surpreendentes. São cerca de R$ 7 milhões que seriam usados na boca de urna e na noite anterior a eleição. É bom ficar de olho.

FAKES

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou medida liminar que pedia a revogação da prisão preventiva de R.A.O.C., acusado de participar de grupo criminoso voltado a divulgar notícias falsas (fake news) na Internet a fim desestabilizar a gestão provisória do município de Tucuruí (PA) e atacar autoridades públicas envolvidas nas investigações policiais da morte do prefeito eleito Jones Willian.

EM RORAIMA

Seria bom que alguém tomasse providência contra esse tipo de artimanha em Roraima. Como exemplo, uma pesquisa falsa foi amplamente divulgada nos grupos de WhatsApp. Ontem, por exemplo, um cidadão chamado Fanor Reis publicou a pesquisa, bem como outro chamado Mário Rocha. Fanor Reis já vem publicando notícias falsas não é de hoje, pois acredita que nunca será punido.

REFLEXO

Esse tipo de comportamento serve apenas para que as pessoas comecem a ver que quem precisa desse artifício para tentar enganar eleitores, não deve ter credibilidade alguma ou deve fazer parte de grupos políticos adversários daqueles que tenta atingir.

IDEB

A Rede Municipal de Ensino pelo sexto ano consecutivo supera a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino no Brasil. Boa Vista obteve a nota 5,8 para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, ultrapassando a sua própria meta para 2017, que era 5,6.

PESQUISA

Pesquisa divulgada pelo Roraima em Tempo mostra que isso é refletido diretamente na população de Boa Vista. Os índices de aprovação da administração municipal são altos, principalmente no setor de educação.

PESQUISA

Essa mesma pesquisa também mostra a desaprovação da administração estadual em todos os quesitos. Na educação, os índices obtidos pelo Estado no Ideb estão abaixo do que é recomendado. É o reflexo de uma gestão que conseguiu falir Roraima, em especial a educação.

MAS COMO?

Se todos os índices do Estado estão abaixo da meta, como é que a governadora Suely Campos vai à TV falando em educação de primeiro mundo, de escolas reformadas, de merenda de ótima qualidade ou de estruturas reformadas e tais? Tem algo errado nessa propaganda.

VEJA TAMBÉM...