Coluna Roraima Alerta

Eleitores criticam nomeação feita por Chico Rodrigues

270419 RR Alerta


Autonomia

Não se sabe o que pegou pior para o senador Chico Rodrigues (DEM): se a nomeação do sobrinho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para um cargo de R$ 23 mil por mês em seu gabinete ou, sua declaração atravessada registrada pela equipe de O Antagonista. Ao repórter do blog, Chico respondeu "Assim como o nomeei, posso exonera-lo". Até faz sentido, porém, diante da aproximação com o presidente, é pouco provável que Chico volte atrás da sua decisão, mesmo que isso tenha custado uma ruptura com seus eleitores de Roraima. Muitos que votaram no parlamentar, manifestaram a insatisfação de saber que ele privilegiou um parente do presidente com um salário tão alto, quando poderia, por exemplo, ter dividido esse cargo e contratado quatro profissionais roraimenses. Pegou mal e agora terá que arcar com as críticas a esse ato.

 

Agitação

Nos últimos dois dias os bastidores da política estiveram bem agitados por conta dos murmurinhos em relação à disputa para a Prefeitura de Boa Vista. Sem a prefeita Teresa Surita (MDB) que detém um dos maiores índices de aprovação entre gestores do país, diferentes nomes devem surgir para tentar ocupar a vaga e, se os rumores foram confirmados, poderá ser uma eleição com muitos nomes pleiteando a função de chefe do Executivo Municipal. E estes, deverão encarar desde a desconfiança cada vez mais crescente do eleitor em promessas até o peso da responsabilidade de construir um plano de trabalho que mantenha ou até supere a qualidade dos serviços que são ofertados hoje. Um grande desafio com certeza.

 

Pré-pretensos candidatos

Entre os nomes que começam a surgir nas rodas de conversa está o da médica, dra. Eugênia Glaucy. Ela viria como candidata pelo PSDB, partido que hoje é presidido localmente pela deputada Sheridan. E bastou o nome da médica ser cogitado para que se começasse a nuvem de conjecturas. Muitos não acreditam que Sheridan, que já manifestou o interesse em ser prefeita e depois negou, abriria mão de concorrer ao cargo. Outros acreditam que haverá um racha nessa base e por enquanto, o que se tem são as fofocas de bastidores. Nesse meio tempo, até o nome da deputada estadual Catarina Guerra (SD), que está em seu primeiro mandato, foi mencionado.

 

Atenção

O certo é que o momento é de muitas especulações e, obviamente, de início dos acordos políticos. Mas, desde já o eleitor precisa ficar atento para definir suas escolhas, porque a manutenção de Boa Vista, dos serviços públicos com tamanha eficiência e qualidade em gestão, exigirá muito do novo ou nova prefeita. Uma escolha mal feita pode colocar anos de investimento, de crescimento e de organização à perder, coisa que o boa-vistense já viveu quando Iradilson Sampaio, sua vice, Suely Campos e sua equipe de super-secretários que incluía até o economista Getúlio Cruz, assumiram a Prefeitura. Mesmo encontrando um ambiente em pleno funcionamento, os erros praticados por essa equipe prejudicaram completamente a cidade que ficou sem coleta de lixo, com prédios públicos abandonados, sem programas sociais e servidores municipais com redução de salários. Uma experiência bem ruim.

 

Fake News

A onda de fake News ainda impera em Roraima. Bastou a prefeita Teresa Surita se reunir com o governador Antonio Denarium (PSL) para surgirem todo o tipo de fofoca e especulação. O encontro nada mais foi que uma agenda institucional, provocada pelo próprio governo que precisava estabelecer diálogo com o município para resolver algumas questões, como por exemplo, a autorização de utilização de uma área municipal para a implantação de um poço artesiano que ajudará na melhoria do fornecimento de água para a própria população. Ao invés de críticas e mentiras, tal atitude deveria ser valorizada pelos roraimenses porque significa que os políticos, especialmente, aqueles que ocupam cargos de gestão, desceram do palanque estão fazendo política para resolver os problemas da população. Esse tipo de reunião, de tratativa é benéfico e precisa acontecer quantas vezes forem necessárias para solucionar entraves que tragam melhorias para as pessoas. É nessa hora que o filtro para as fake news precisa estar ativado com o bom senso prevalecendo acima de tudo.

 

Desabafo

Falando na prefeita Teresa, ela segue mostrando o resultado do seu trabalho independente de qualquer agressão ou ataque que sofra. Nesta sexta-feira (26), a prefeita assinou a ordem de serviço para as obras da terceira intervenção do Parque do Rio Branco, etapa em que serão construídos os equipamentos turísticos como o calçadão e o mirante. Na solenidade para apresentar os primeiros resultado da obra, que já está em andamento, a prefeita fez o que muitos consideram como um desabafo. Com suas palavras, Teresa disse que é inacreditável que às vezes, ela tenha que parar todo o trabalho que está sendo feito por Boa Vista para responder às fake news. A era digital se tornou um grande aliado na interação com a população, um campo de transparência nas ações, mas também, o maior vilão quando o assunto é a disseminação de informações sem fundamento.


SEE ALSO ...