Coluna Roraima Alerta

Roraima Alerta 05.11.18


TRAZ PEROBA, POR FAVOR!

Mesmo os prefeitos afirmando ao Roraima em Tempo que existem sim parcelas em atraso de ICMS, ISS, IPVA, do Samu e tantos outros, o Governo do Estado tem a audácia de afirmar que não existe atualmente atraso algum. Ora, caros leitores... O circo pegando fogo, demissões acontecendo, empresas sem receber dos municípios, salários atrasados, alugueis suspensos, e o executivo estadual coloca uma venda nos olhos e usa uma borracha para tentar apagar esse histórico irresponsável e cheio de escândalos. Parece não existir preocupação com a saúde das pessoas, com a educação de nossas crianças, com a segurança do servidor que mesmo sem receber há mais de 60 dias levanta para trabalhar. Aqui, boi voa mesmo!

CONSEQUÊNCIAS

Parcelas de ICMS que ultrapassam R$ 500 mil reais e verbas do Samu atrasadas há seis meses. Havíamos noticiado que cortes de gastos aconteceriam e que servidores teriam de ser ir para o olho da rua por causa da irresponsabilidade do governo estadual. Nem os efetivos têm segurança financeira. O Estado entrou num poço e está sendo afogado por velhos e conhecidos gafanhotos. Recursos obrigatórios que não chegam às prefeituras e punem severamente os gestores municipais. É inadmissível que tenhamos chegado a esse nível de ingerência e consequências. Não há imaginação que pense no que pode ser pior que esse caótico momento para Roraima.

RESPINGOS

A governadora Suely Campos parece ter jogado a toalha e abandonado de vez os rumos desse Estado. Informação da Coluna dão conta de que o Poder Legislativo está com dificuldades para pagar servidores em virtude dessa grave crise financeira. Não se sabe qual vai ser a próxima jogada dos presidentes desses poderes para tentar escapar desses respingos da administração estadual. Preocupação, tristeza e esperança, estão rondando os corredores, as ruas, as avenidas, os órgãos públicos... Que venha a próxima cartada!

INDÍCIOS

A Coluna noticiou alguns dias atrás que a Polícia Civil está investigando empresas que receberam milhões antes do período eleitoral. Recebemos o extrato de pagamento com a terceirizada, em que fica fixado um valor R$ 5.363.338,80 para fornecimento de patrulha mecanizada, incluindo: mão de obra, combustível, manutenção preventiva e corretiva e demais demandas necessárias para promover uma melhor trafegabilidade de vicinais. A questão é: onde está esse serviço? Os agentes já estão colados na terceirizada, já que as vicinais do Sul de Roraima nunca deixaram de ser atoleiro. Tem parlamentar de bom coração que consegue emenda para os prefeitos, porque se depender de o governo.... Xiiii!

VALHA-ME DEUS!

A redação do Enem 2018 deixou altos memes na internet e gerou uma discussão sobre o que, de fato, dava para discorrer. Outros tantos confundiram com Fake News e desembocaram as ideias para caminhos diferentes. O que nos leva a refletir esse tema é o desconhecido mundo virtual. O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, teve de depor este ano sobre o vazamento de dados de mais de 87 milhões de pessoas. As informações ninguém sabe ao certo para que foram coletadas. Vivemos na escuridão das redes sociais e, às vezes, não percebemos como nossas informações são usadas contra nós. Deparamo-nos com anúncios em nossa rede social minutos depois de termos pesquisado algo sobre uma viagem. Isso é manipulação? Somos direcionados àquilo queremos? Vamos ver quantas notas mil teremos no Exame.

FUTURO

Mas falar sobre o Enem é projetar a educação para 2019. Precisamos investir mais nessa área para que as outras sejam mudadas a partir dessa perspectiva educacional. Temos como exemplos vários países de primeiro mundo que investem 100% em educação e não podemos ficar para trás nesse quesito. A educação de Boa Vista é exemplo para outros Estado, a educação do governo de Roraima não está no mesmo patamar. Os jovens almejam estudo e emprego pós-faculdade. O Brasil precisa avançar, Roraima precisa avançar, Boa Vista está avançado. Sempre estaremos aqui torcendo pelo melhor!