Coluna Roraima Alerta

Roraima Alerta 19.10.2018


Desde que Suely assumiu o governo, praticamente todas as secretarias de Estado passaram por mudanças de titular e de vice - Fabio Calilo/Roraima em Tempo

PRESSIONADA

Quem bem conhece os bastidores da política e o modo de agir da família Campos, sabe bem que a senhora Suely sempre resistiu à ideia de se lançar ao governo do Estado. A governadora, como atestam inclusive pessoas próximas a ela, preferia estar cuidando de sua vida particular, dos netos e cozinhando a assumir o papel de incompetente frente a uma administração que atende única e exclusivamente aos anseios de seus parentes. E todos sabem que os mais vorazes pelo poder e benesses que ele traz são seus filhos, que a pressionam para não largar o osso.

À BOCA PEQUENA

Cedendo a pressões internas, vítima constante de um verdadeiro fogo amigo, Suely deu a cara à tapa e se expôs como jamais imaginou, atendendo aos apelos (?!) do marido presidiário Neudo Campos e de seus filhos sedentos de poder. Corre à boca pequena que, nas vezes em que a mandatária titubeou e quis largar o osso, foram alertados pelas crias que "agora é a nossa vez", se referindo à manutenção do cargo como a melhor maneira de se locupletar. E, à boca pequena também, sabe-se que uma das  mais "famintas" pelo poder é Emília Campos, responsável pela Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

TUDO PELO SOCIAL?

Desde que Suely assumiu o governo, praticamente todas as secretarias de Estado passaram por mudanças de titular e de vice, com a exceção da Setrabes, comandada a ferro e fogo pela simpática Emília Campos. Uma das secretarias mais lubrificadas financeiramente, é uma das menos producentes, tendo em vista desempenhar um papel muito aquém da real finalidade na área social. Pelo que se viu e se sabe, serviu muito mais para agradar a filha mimada do que atender aos anseios de quem precisa dos serviços do governo. 

DEVANEIO

A recente reunião de Jalser Renier, presidente da Assembleia Legislativa, com os demais Poderes derruba a tese de que ele estaria fazendo acordo com Suely Campos para ela renunciar. Em troca, ele assumindo o governo, trabalharia pela aprovação de Emília para a vaga de Essen Pinheiro Filho no Tribunal de Contas do Estado. Embora reeleito e com boas chances de continuar presidindo a Casa Legislativa, Jalser estaria jogando seu futuro político no lixo para, supostamente, atender aos caprichos da filha mimada da governadora. É bem provável que seja mais um devaneio dela e de aliados do que o retrato da realidade. Tal atitude de Jalser seria loucura para nenhum doido botar defeito.

TESTE

O fim de semana deverá ser marcado por movimentos contrários ao PT/Haddad e Bolsonaro. Estão marcadas mobilizações em várias cidades do País. O primeiro ato, que ocorre sábado (20), é idealizado pelo grupo "Mulheres contra Bolsonaro", com o mote "Ditadura Nunca Mais". No dia seguinte, será a vez dos opositores do Partido dos Trabalhadores, com o "#PTNAO para o Brasil não virar uma Venezuela". A convocação desses protestos anti-PT foi feita pelo "Vem pra Rua", que se intitula um grupo "apartidário". Em todo o caso, o que se espera, de ambos os lados, é que sejam manifestações pacíficas e um teste para o exercício da tolerância, tão difícil em dias de um Fla x Flu político permeado por desrespeito e incapacidade de se aceitar opiniões contrárias.

DECISÕES TARDIAS

E enquanto Fernando Haddad tenta se descolocar do presidente Lula e combater a imagem de que seria um "poste" do ex-presidente, seu adversário, Jair Bolsonaro, praticamente eleito, se dá ao luxo de desprezar debates e afirmar que já está com as mãos na faixa presidencial. Apesar dos movimentos recentes do petista, que ganhou apoio de igrejas evangélicas, juristas e apresentou um novo plano de governo ao TSE, com inclinações mais ao centro, trata-se de uma missão quase impossível virar o jogo a essa altura do campeonato. Foram decisões um tanto quanto tardias e que não o farão amealhar mais de 18 milhões de votos a pouco mais de uma semana do segundo turno.

VEJA TAMBÉM...