“Cordel da Sustentabilidade”, do Campus Amajari, será apresentado em simpósio nacional

Foto: CCS/Campus Amajari IFRR
“Cordel da Sustentabilidade” foi desenvolvido por alunos do Campus Amajari

O trabalho produzido por alunos do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima na aula de gêneros textuais da disciplina de Língua Portuguesa, virou trabalho científico e será apresentado no IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais (Sinalge), que ocorre de 27 a 29 de abril, em Campina Grande, na Paraiba.

Intitulado “Cordel da Sustentabilidade: produção literária no IFRR-CAM”, o artigo foi produzido pelo professor José Vilson Martins Filho, de Língua Portuguesa, pela pedagoga Luana Firmino Lobo e pela aluna Hellen Ruth Carvalho da Silva. A apresentação será feita pela aluna da instituição em forma de comunicação oral e ocorrerá no dia 28.

Durante os dois semestres de 2016, o professor levou para a sala de aula discussões sobre gêneros textuais, entre os quais foi apresentado o cordel, gênero popular de poemas, comum na Região Nordeste. Os trabalhos foram exposto em forma de folhetos pendurados em barbantes ou cordas.

Ao longo do ano passado, foram 24 cordéis produzidos. Segundo Vilson, o gênero foi escolhido como forma desenvolver a leitura e a escrita dos alunos, bem como de os colocar em contato com a literatura não tradicional.

“Apenas um aluno já havia tido contato com o cordel. Toda a turma se envolveu, produzindo com empenho e dedicação”, disse.

 

Com excelentes resultados nos trabalhos, o professor resolveu inscrever o projeto de sala de aula no Sinalge. O resumo foi aceito e a aluna foi convidada a apresentar o trabalho.

“Eu fiquei surpresa com o convite, mas aceitei e, pela primeira vez, participo de evento fora do estado. Estou nervosa, fico pensando na plateia, mas vai dar tudo certo”, disse.