Economia

INFIDELIDADE FINANCEIRA, VOCÊ SABE O QUE É ?!


INFIDELIDADE FINANCEIRA, VOCÊ SABE O QUE É ?!

 

Infidelidade Financeira. Isso mesmo, você não leu errado. Segundo a especialista financeira e diretora-geral da Par Mais, Annalisa Blando Dal Zotto, a infidelidade financeira é o segundo motivo que mais causa divórcios entre casais no mundo. Pra mim, isso é assustador. Como duas pessoas que decidem se relacionar e dividir a vida, construir uma família, chegam a se divorciar por infidelidade financeira?

Entender qual a relação do seu parceiro com o dinheiro e conversar sobre os objetivos em comum são essenciais para um relacionamento saudável, financeiramente falando.

Se você não tem o hábito de conversar sobre dinheiro no seu relacionamento corre que ainda dá tempo. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizou uma pesquisa em 30 países sobre preceitos financeiros. Foram levados em conta conhecimento, comportamento e atitude com relação ao dinheiro. E pasmem! O Brasil ficou na 27ª posição. Ou seja, se o brasileiro não tem educação financeira, tão pouco vai conseguir ter um relacionamento saudável na área das finanças.

Se você já está em busca de educação financeira (se ainda não está, comece agora), deve dividir isso com seu parceiro, ou vai querer entrar naquela estatística de divórcio por falta de diálogo sobre o dinheiro?

Pra quem ainda não tem um relacionamento já pega essas informações e no primeiro encontro pergunta sobre: como é a vida financeira da pessoa? (Brincadeira rsrs). Mas tenha em mente que uma hora essa conversa vai ter que acontecer!

Mas de fato o que é a infidelidade financeira? Meus amigos, quando você omite o valor de uma compra para seu parceiro, quando você faz dívidas sem antes falar com seu parceiro, quando você toma sozinho decisões com relação ao dinheiro, quando você gasta desnecessariamente e afeta o orçamento familiar, você está traindo seu parceiro. Sim, isso é uma traição.

Ao esconder informações sobre o dinheiro, você está dando início a um grande problema no relacionamento. Que fique claro que cada casal tem sua maneira de lidar com as finanças. Há alguns, por exemplo, que preferem separar as contas e os salários. Mas se você que está lendo tem planos em comum com seu companheiro, como casa própria, festa de casamento etc., especialistas alertam que é primordial definirem o orçamento juntos. Por isso, decidam o quanto poupar e investir para alcançar seus objetivos.

O dinheiro ainda é um tema tabu. Seus pais não conversaram com você sobre dinheiro. Você não conversa com seu parceiro sobre dinheiro. Talvez você também não vá conversar com seus filhos sobre dinheiro. E, por causa disso, vira uma bola de neve gigante de falta de educação financeira.

Comprar aquela bolsa nova ou aquela chuteira e omitir do parceiro porque ele vai ficar chateado, pode gerar uma briga, certa desconfiança. A relação financeira deve ser sincera, lembra-se do método "70/30'' (quem não leu, procura aqui na coluna), os 10% servem justamente para isso, você compra sem culpa, porque já está incluído no orçamento e tudo certo.

Mas Jádila, e se ao invés de gastar, eu poupar e não falar com meu parceiro? Infidelidade financeira do mesmo jeito. Entenda: gastar, poupar, investir, tudo que você faça com relação ao dinheiro e omita do seu companheiro é infidelidade financeira.

Trazendo mais alguns números para vocês, o SPC Brasil realizou uma pesquisa em todas as capitais brasileiras, ouvindo somente as mulheres. Segundo o resultado 37,50% dos casais brigam pela falta de planejamento financeiro, e 31,5% pela própria falta de dinheiro.

 

Brincadeiras a parte (risos). É importante o casal ter um orçamento bem planejado, para que não ocorram brigas desnecessárias! O EconoDicas preparou uma planilha especial para que você comece de uma vez por todas a organizar esse orçamento. Quem deseja receber a planilha é só mandar um e-mail para [email protected] ou um direct lá no Instagram @econodicass que a gente te envia.

Sabendo da importância desse tema e da educação financeira na vida a dois, vamos sortear um livro do queridíssimo autor Gustavo Cerbasi, Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, lá no nosso instagram. O livro é ótimo, de leitura fácil e com certeza vai mudar sua vida financeira.

Grande Abraço, e até a próxima dica!

 


VEJA TAMBÉM...