Economia

Dicas para Economizar


OITO DICAS PARA ECONOMIZAR DINHEIRO NO DIA A DIA

 

Imagem: cpp.org.br

 

Olá meus amores, tudo bem?

Primeiro quero agradecer a todos que nos mandaram mensagens sobre o método "70/30", e dizer que vocês vão ter uma vida financeira mais rica logo, logo!?

Mas hoje trago para vocês algumas dicas para conseguir economizar no dia a dia e ter mais dinheiro livre para poupar, investir e realizar seus sonhos. A maior parte dos indivíduos não costuma prestar atenção nos pequenos gastos, aquele lanche no trabalho, aquela saída com os amigos que não estava combinada, o sorvete no fim do passeio, enfim... Não que seja errado, desde que esses gastos já estejam no seu planejamento financeiro. Tudo que você gastar que não esteja pré-definido no seu orçamento é um passo a menos para sua independência financeira.

Hã? Independência Financeira? Isso mesmo, parto do pressuposto de que se você está lendo esta coluna agora, é porque você quer mudar de vida, quer sair desse orçamento apertado e usar seu dinheiro para realizar seus sonhos. Ser independente financeiramente não quer dizer que você não precise mais do dinheiro, mas sim que o dinheiro "trabalhe" para você.

Jádila, e o dinheiro pode "trabalhar" para mim? Calma, eu sei que é muita informação e que talvez tudo isso seja muito novo para você. Vamos por partes. Primeiro você precisa ter mais dinheiro livre para depois analisar como investir esse dinheiro, a ponto de ter uma margem de lucro ou algum rendimento. E para te ajudar a ter essa grana livre vou te dar oito dicas que vão ajudar você a economizar.

Segue as dicas:

CONTROLE DE GASTOS: O grande problema desses pequenos gastos, é que quando chega o final do mês você mal sabe com o que gastou. Isso acontece justamente porque são gastos que não estavam incluídos no seu orçamento. Para mudar essa situação, te proponho que durante os próximos 30 dias, você anote tudo, absolutamente tudo que gastar. Até um bombom? Sim, até o bombom. No final do mês, quando você for analisar seus gastos (espero que você faça isso viu?) vai ter uma noção melhor do impacto desses gastos do dia a dia e perceber que poderia estar usando melhor seu dinheiro.

 

DIA "DETOX": Um dia sem gastar absolutamente nada, nenhum centavo. Defina o dia da semana em que você vai se "desintoxicar" da vida de consumismo e fique firme. Anote tudo o que você quiser comprar nesse dia, e depois analise o quanto economizou. Sua vida financeira vai te agradecer!

 

PEÇA DESCONTOS: Quase todas as lojas têm políticas de descontos, principalmente se o pagamento for à vista, por isso sempre dê preferencia a esse tipo de pagamento. Mesmo quando for comprar algo parcelado, nunca deixe de "encher o saco" daquele vendedor por algum desconto, se for preciso fale até com o gerente. Cada centavo economizado vale a pena.

 

REUNIR OS AMIGOS EM CASA: Ao invés de sair com os amigos ou a família, reúna a galera em casa mesmo. Comprem tudo o que precisarem no supermercado e curtam a noite. Garanto que vão gastar bem menos do que naquele restaurante e até mesmo aquele barzinho.

 

LISTA DE COMPRAS: Supermercado, shopping etc. Qualquer lugar que você vá com a intenção de comprar algo tenha uma lista de compras. A lista te ajuda a manter o foco e comprar somente aquilo que você precisa. E se você já souber o valor do objeto que vai comprar leve somente o dinheiro suficiente. São dicas fáceis que te ajudam a não gastar mais que o necessário.

 

EVITE JUROS E MULTAS: Fuja ao máximo desses dois, juros e multas são as "pragas" do orçamento. Evite pagar as contas fora do prazo, quando você tem uma mudança no valor da conta por juros e multas, você perde dinheiro e ganha um orçamento bagunçado novamente. Se você tem um dia específico todos meses para receber, se programe para pagar todas as contas no mesmo dia ou no dia seguinte, evite ficar com dinheiro na carteira sem honrar seus compromissos primeiro, isso te dá a falsa sensação de ter dinheiro sobrando.

 

ANALISE ANTES DE COMPRAR: As três coisas que você deve se perguntar antes de comprar qualquer coisa, é: Eu realmente preciso disso? Eu tenho dinheiro para isso? Eu posso esperar mais um pouco? A população está com uma grave doença que costumo chamar de "síndrome do efeito manada"'. Síndrome do que Jádila? Efeito Manada minha gente, quando se faz algo ou se compra algo, somente porque a maioria está fazendo ou comprando. Não se permita gastar seu dinheiro com coisas fúteis, com modismo, ou com coisas que as outras pessoas julgam necessário. Se você se fizer as duas primeiras perguntas e as respostas forem sim, tudo bem compre. Caso um delas for não, espere um pouco mais, planeje melhor, analise se realmente você necessita ou se está apenas seguindo o Efeito Manada.

 

EMPRESTADO NÃO SAI CARO: Confesso que essa última dica é mais direcionada as mulheres, homens me desculpem!! Festas, formaturas, casamentos, entre tantos outros eventos, exigem uma boa apresentação, uma boa maquiagem, uma roupa legal. Mas e se a cada evento novo você precisar comprar uma roupa nova? Que provavelmente não será usada depois. Como vai ficar sua vida financeira? A dica é deixar aquela vergonha de lado e pedir da amiga, da irmã, da prima, aquele vestido emprestado ou aquele sapato que ela usou somente uma vez. Dizer não para alguns convites também é necessário, você tem que estabelecer prioridades, e certamente gastar com roupas que serão usadas somente uma vez, só vai te deixar mais longe da sua independência financeira. Eu particularmente só compro roupa para um evento em casos remotos, minhas amigas sabem bem (risos)!!!

Essas são as dicas, espero que sigam todas e nos contem se elas contribuíram para sua vida financeira. São dicas simples e fáceis de seguir. Mas lembre que quem está no controle é você, tenha em mente que quanto maiores seus objetivos mais renuncias você terá que fazer.

Grande Abraço!

 

 

 

 

 


VEJA TAMBÉM...