Em Tempo de Arte

Arte das toadas chega a RR pela voz de Klinger Araújor


Klinger Araújo tem uma enorme bagagem com levantamento de toadas - Arquivo pessoal/Klinger Araújo

Você já ouviu falar em 'Toadas', Festival de Parintins e etc? Lembrou, né? Quem canta toadas se caracteriza por ter uma voz forte e bonita que cativa ao público presente. Festival onde se entoam toadas são típicos do Brasil, especialmente no Norte.

O Festival de Parintins é realizado numa cidade no Amazonas de nome Parintins, muito popular e conhecida em todo o território nacional. As disputas entre o Boi Garantido de cor vermelha e o Boi Caprichoso de cor azul é o momento mais esperando e importante para o público. A grande festa folclórica atrai visitantes de todas partes do Brasil e é nesse evento onde se cantam diversas toadas.

Quem já cantou nesse festival e está vindo para Roraima, se apresentar em Caracaraí neste sábado, 18 de agosto, são os cantores Klinger Araujo e David Assayag. Eles são artistas da cidade amazonense, e irão animar o Bailado Gavião Show, evento promovido pelo grupo Gavião Caracará, onde farão o lançamento do seu novo tema para o Festival Folclórico deste ano, em Caracaraí, interior de Roraima.

O cantor Klinger Araújo foi apresentador do grupo Gavião de Caracará por cinco anos e agora retorna a Roraima para assumir novamente o posto, apresentar o novo tema do grupo e cantar juntamente com o David Assayag algumas toadas dos Bois: Caprichoso e Garantido.

A história de Klinger no estado é longa e ele tem um carinho bem especial por Roraima. Foi ele quem, juntamente com outras pessoas, criou o Festival que é feito em Caracaraí e todo ano se desenvolve a disputa entre os grupos Gavião e a Cobra Mariana. "Nos dois primeiros anos da disputa, há uns 15 anos, fui a Caracaraí para apresentar as duas agremiações. Eu apresentava uma e depois apresentava a outra, durante dois anos foi assim e depois foi que mudou", disse o cantor.

Klinger já cresceu no meio artístico e ele comenta um pouco sobre como se descobriu nesse mundo Artísitico.

"Eu sou da cidade de Parintins, meu pai era radialista na rádio Alvorada de Parintins e eu gostava de ficar observando, na realidade, primeiramente me tornei radialista em 1984 e em 1990, na rádio difusora do Amazonas, em Manaus, eu comecei a divulgar as toadas dos bois e começou a se tornar um sucesso. Eu, por ser de Parintins, já gostava das toadas do boi, mas não cantava, aí eu comecei a ouvir fitas cassetes da época e comecei a aprender e no ano de 1994 o Boi Bumbá estourou e eu fui junto", relembrou.

Voltar para Roraima significa rever os amigos e relembrar histórias antigas e o sucesso das toadas cantadas, o cantor Klinger se sente bastante emocionado em poder voltar e animar mais uma vez o povo de Caracaraí e todo aquele que queira ir prestigiar o evento.

 

Bailado Gavião Show

O grupo já tem três títulos, sendo o último em 2014 (Divulgação)

 

A festa de lançamento do tema do Gavião Caracará será em Caracaraí no dia 18 de agosto às 21h e contará com as atrações ilustres da melhor voz da Amazônia David Assayag e o apresentador Klinger Araújo. Quem também irá se apresentar é a banda Pegado dos Top´s.  A festa é para arrecadar fundos para se apresentarem no Festival Folclórico de Caracaraí que está previsto para o dia 17 de novembro.

Grupo

O grupo Gavião Caracará foi fundado em 2006 para o Festival Folclórico de Caracaraí e conta com cerca de 20 colaboradores direta e indiretamente com média de 200 brincantes por festival.

Atualmente o grupo tem três títulos, sendo o último em 2014. Os itens oficiais são musa da canção, porta estandarte, rainha, cabocla macuxi, Índio Macunaima e pajé. Os itens são escolhidos através de concurso ou nomeação, dependendo da época em que for preciso a escolha. Os ensaios têm início entre setembro e outubro, e a apresentação será no mês de novembro.

O festival de Caracaraí marca a disputa do Gavião Caracará e a Cobra Mariana, por tal motivo, os grupos fazem com antecedência, festas próprias para arrecadar fundos para poder cobrir as despesas que o festival deixa. Quem quiser mais informações sobre a festa, pode procurar o Rhuam por meio do nímero: (95) 99111-4744.

 

INFORMATIVO DO DIA!

(Divulgação/G7)

 

O espetáculo "Como passar em concurso público" da companhia de teatro G7 se apresenta neste sábado, 18 de agosto, no Teatro Municipal de Boa Vista, às 21h.

A apresentação ocorre dentro da turnê que comemora os 11 da peça que, segundo a companhia, mudou o teatro brasileiro.

"Inovador, com comédia, mas com grande reflexão", esta é a ideia do espetáculo. Você não vai perder essa, né?!

 


Bruna Alves e Gabriela Guimarães