Em Tempo de Arte

Irmãos demonstram amor a Deus por meio da música e cantam juntos em grupo cristão


- Arquivo Pessoal

Dos cinco filhos da dona Maria do Espírito Santo, três demonstram algo muito em comum: o amor pela música, a primeira arte. "Sou muito orgulhosa deles", disse a mãe, que é exemplo de fé para os filhos. Todos eles são frequentadores da igreja Católica de Caracaraí, região Sul de Roraima.

Seguindo o mesmo caminho, os irmãos Analice, Natali e Rafael Santana fazem parte do Ministério de Música da paróquia local. Elas são responsáveis pelo vocal e ele pela bateria, principalmente.

Os 'Santana' garantem que esse amor à música em comum fortifica a relação como irmãos. "Estar tocando e cantando juntos só fortalece o elo e o amor entre nós e os outros dois irmãos também", ressaltou Rafael, de 27 anos.

"A musica católica nos toca e nos faz refletir bastante e consequentemente nos torna pessoas mais amáveis umas com as outras. Louvo a Deus pela vida de minhas irmãs por estarem nessa caminhada junto comigo", continuou o músico.

Para Analice, estar com a família é mais fácil para evoluir. "A sensação de cantar com meus irmãos faz dialogarmos mais. Quando vemos que o outro errou, sempre temos a humildade de nos ajudar, nos sentimos mais à vontade para isso", disse.

Natali concorda. Ela contou que desde quando começaram a cantar juntos, eles se aproximaram mais. "Mais uma coisa em comum para estarmos ligados um ao outro e isso fortalece nossa irmandade".

Como tudo começou


Os irmãos Analice (esq.), Natali e Rafael Santana. Foto: Bruna Alves/Roraima em Tempo

Para as jovens Analice, hoje com 24 anos, e Natali, 25 anos, o dom foi descoberto bem cedo, aos seis anos de idade, quando participaram de um coral. "Logo comecei a frequentar os grupos de músicas da igreja e vi que minha grande paixão é cantar", relembrou a irmã mais nova.

Natali recordou que além de receber incentivo em casa, foi encorajada por integrantes da igreja. "Eles sempre incentivam a gente a engajar em alguma atividade dentro da igreja e me identifiquei com a música. Desde então, não paramos mais".

O irmão se encontrou na adolescência ao observar outros músicos tocarem na igreja. "Observando eles, me imaginava atuando, tocando e aquilo pra mim era um sonho que mais tarde se consolidaria", disse Rafael, que também 'arranha' no violão e saxofone.

Ele contou que começar a participar do Ministério de Música foi um sonho realizado. "O frio na barriga do início ainda permanece até hoje, pois a sensação de estar servindo a Deus com o dom que ele te deu é imensurável. Me sinto abraçado por Deus toda vez que estou lá tocando para ele, em favor dele".

Juntos, eles passaram pela Renovação Carismática Católica, participaram de vários eventos e festejos cristãos e hoje cantam e tocam pela paróquia da igreja.
"É algo que queremos compartilhar pro resto da vida. Compartilhar esse caminho de amor pela música com Deus é um grande presente", finalizaram.

-
INFORMATIVO DO DIA


Foto: Divulgação/ Sesc Roraima

A dica de hoje é bem especial! Reserve um espaço na sua agenda de quinta-feira para poder curtir a etapa final da 'Mostra de Música Sesc Canta Roraima'.
Se você curte um som regional e é admirador do talento roraimense, não deixe de prestigiar este evento que proporciona a exposição dos cantores, compositores e intérpretes roraimenses, promovendo a divulgação de produtos autorais.

Legal, né? O evento acontece nesta quinta-feira (27) no Teatro Jaber Xaud no Sesc Mecejana, com entrada franca.

LISTA DAS ARTES

1ª Arte - Música

2ª Arte - Artes cénicas (teatro, dança e coreografia)

3ª Arte - Pintura

4ª Arte - Escultura

5ª Arte - Arquitetura

6ª Arte - Literatura

7ª Arte - Cinema

8ª Arte - Fotografia

9ª Arte - Historia em quadrinhos

10ª Arte - Vídeo Games

11ª Arte - Arte digital

Caro leitor,

A gente ressalta que este espaço está aberto para vocês que desejam mostrar um pouco mais da arte que Roraima tem a oferecer.

Quem quiser conversar com a gente, pode nos procurar pelo e-mail [email protected] ou pelos números (95) 98116-6417 e (95) 99166-6283.

Vamos adorar trocar ideias com vocês e, claro, contar maravilhosas histórias de quem aprecia a arte ou vive dela. Até a próxima semana!

Com carinho, Bru e Gabi.

 


Bruna Alves e Gabriela Guimarães