Em Tempo de Arte

Vídeo Game! Décima arte que merece destaque


Forte São Joaquim, totalmente reconstruído via computação gráfica - Foto: PMBV

Olá, caro leitor. O mundo do Vídeo Game compõe a nossa décima arte, isso mesmo, você sabia que muitas pessoas consideram determinados jogos como forma de arte? Ainda há divergências em relação a este item pertencer ao grupo das artes já que muitas pessoas antenadas a este tema acreditam que um jogo é mais um entretenimento do que uma arte.

O significado de arte é muito variado, existem inúmeras teorias já que a arte depende muito do olhar de cada um, da forma como cada pessoa enxerga determinada situação. O que para nós pode parecer um tipo de expressão artística para você pode parecer algo normal e sem relevância. Então, a arte vai muito além de um conceito, ele se sente, se vive e nos conecta.

Videogames são criados para cativar a um público alvo, hoje em dia os jogos possuem histórias, imagens e ilustrações realmente fantásticas e que se assemelham com a realidade. Um grande avanço tecnológico. A maneira como o senário virtual é criado, as cores utilizadas e até a mensagem positiva que determinado jogo possa deixar, pode ser considerado como uma arte.

O mais incrível ainda é que existem pessoas que utilizam a arte do vídeo game para criar jogos que tragam à população um beneficio, ou seja, não é só se divertir e pronto, mas sim, aprender enquanto o jogador se diverte.

Foi assim que um grupo de jovens roraimenses decidiu criar um game virtual onde o jogador poderá fazer uma viagem no tempo em um passeio pela história da cidade de Boa Vista. Incrível né? Inclui o game, história e muita arte digital!

Com certeza este projeto é um tipo de arte digno de aplausos. Estamos ansiosas para que o jogo fique pronto e assim poder conhecer através dele, um pouco mais da história da nossa cidade linda!

A seguir, leia a matéria publicada no site da Prefeitura de Boa Vista e saiba quem são estes jovens e como estão criando o game. Parabéns pela iniciativa!
-

História de Boa Vista será tema de game virtual desenvolvido no CCTI

A previsão é que o jogo seja concluído até dezembro deste ano, sendo disponibilizado nas unidades de ensino do município - Foto: Andrezza Mariot/PMBV

Já imaginou voltar no tempo e conhecer a história de Boa Vista de perto? Isso pode parecer impossível, mas não para os estudantes do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista. Integrantes do Programa de Talentos, eles estão desenvolvendo o jogo virtual "BV 128 VR", no qual o jogador poderá fazer uma viagem no tempo em um passeio pela história da cidade.

O público alvo do projeto são os alunos da rede municipal de ensino, que estão tendo cada vez mais contato com as novas tecnologias em sala de aula. Com a ajuda do jogo virtual, eles vão aprender de uma forma mais dinâmica e real a história de Boa Vista, até então contada apenas em livros. A previsão é que o jogo seja concluído até dezembro deste ano, sendo disponibilizado nas unidades de ensino do município.

Para essa ideia chegar até os alunos, o instrutor Fabrício Silva e sua equipe, formada pelos estudantes Michel Neves, Lúcia Dias, Andressa Level, William Sousa, Kalebe Bruno, Django Chaves, Silvano Santos e José de Souza, estão focados em cada detalhe do jogo.
De acordo com Michel, o projeto vai proporcionar conhecimento, e poderá ser referência para pesquisa e ensino, trazendo diversão para as pessoas de maneira interativa.

"As crianças vão ter a oportunidade de visualizar prédios históricos que não existem mais, o antigo centro da cidade e acompanhar a evolução até os dias atuais, além de permitir ao jogador sentir como se estivesse fazendo parte da fundação da cidade", explicou.

Conheça todas as etapas do jogo:

Fase 1 - Forte São Joaquim e Fazendas Reais (1820 - 1830)

O jogo se inicia em 1820 quando o Forte já está pronto. O personagem principal nessa fase é um soldado que terá como missão ajudar na guarda deste ponto tático-defensivo. Missões: Buscar pólvora para os canhões no barracão de pólvora; hastear a bandeira; fazer a ronda no Forte; explorar o "arraial" ao redor do forte para confirmar que está tudo certo; visitar a Fazenda Real São Marcos.

Fase 2 - Fazenda Boa Vista (1830 - 1889)

A segunda fase começa com a criação da fazenda Boa vista, passando pelo período em que foi elevada à Freguesia do Carmo, até a sua elevação à categoria de município. Além da história principal, o jogo irá conter mini-jogos para que o jogador possa ter uma maior interação com o universo do jogo.

Fase 3 - Boa Vista do Rio Branco (1890 - 1930)

O jogador terá que entregar a carta assinada pelo governador Augusto Ximeno Villeroy, elevando a Freguesia do Carmo à categoria de Vila, sede do novo município. Com a notícia de que um explorador chegou à cidade com o seu hidroavião, o jogador terá que ajudá-lo a conhecer a cidade e mostrar as principais construções, como por exemplo a Igreja matriz, a Intendência, o armazém de J.G. Araújo e algumas casas da região. E como recompensa, será possível um sobrevoo pela Vila de Boa Vista.

Fase 4 - Capital Território Federal do Rio Branco (1930 - 1960)

Nesta fase, o jogador é direcionado ao novo personagem, uma criança. As missões serão exploratórias pelas ruas de Boa Vista, permitindo conhecer as principais avenidas da cidade

Fase 5 - Capital do Estado de Roraima, Eldorado (1960 - 1989)

Somos movidos a um novo personagem, enquanto o narrador conta que nas décadas de 1960 a 1980, migrantes e imigrantes de muitos cantos do país foram atraídos pela promessa do Eldorado, com a exploração fácil de ouro e diamantes, também com incentivo à atividade agrícola e povoamento. Uma das missões dessa fase é então trabalhar nos garimpos.

Fase 6 - Expansão Urbanística, Fluxo migratório (1990 - 2000)

O narrador diz que as notícias sobre o ouro e diamantes aqui encontrados foram divulgadas nos anos 30, os fazendo acreditar que era possível ficar rico em Roraima apenas garimpando. Então essa "corrida" ao ouro se reduziu na década de 1990. Em 1980, Boa Vista já possuía aproximadamente 44 mil habitantes. No fim de 1991, como capital agora, o número de habitantes era de mais ou menos 123 mil, mas Boa Vista não estava preparada pra tanta gente assim.

Mini jogos

O game também vai apresentar pequenas missões como trabalhar na fazenda Boa Vista, interagindo com o fundador Inácio Lopes de Magalhães, cuidando do gado e pasto, além de trabalhar no Porto de cimento, ajudar no que se tornará a Igreja Matriz Nossa senhora do Carmo.

-

INFORMATIVO DO DIA!

Foto: [redeterecom]

 Nesta edição temos uma dica fantástica para os amantes da leitura e para aqueles que desejam se adentrar no mundo fantástico dos livros! O Programa Extensão Universitária Rede Terecom apresenta uma lista com sugestões de mais de 100 títulos de livros.

São obras que devem fazer parte da leitura e da biblioteca de estudantes e profissionais do jornalismo e também de qualquer cidadão. Para conferir a lista completa dos livros basta acessar ao site www.redeterecom.blogspot.com.

-

LISTA DAS ARTES

1ª Arte - Música

2ª Arte - Artes cénicas (teatro, dança e coreografia)

3ª Arte - Pintura

4ª Arte - Escultura

5ª Arte - Arquitetura

6ª Arte - Literatura

7ª Arte - Cinema

8ª Arte - Fotografia

9ª Arte - Historia em quadrinhos

10ª Arte - Vídeo Games

11ª Arte - Arte digital

-

Caro leitor,

A gente ressalta que este espaço está aberto para vocês que desejam mostrar um pouco mais da arte que Roraima tem a oferecer.

Quem quiser conversar com a gente, pode nos procurar pelo e-mail [email protected] ou pelos números (95) 98116-6417 e (95) 99166-6283.

Vamos adorar trocar ideias com vocês e, claro, contar maravilhosas histórias de quem aprecia a arte ou vive dela. Até a próxima semana!

Com carinho, Bru e Gabi.

 


Bruna Alves e Gabriela Guimarães