Em Tempo de ser Mãe

SOFIA VEM A CAMINHO!

Créditos: Gabriela Marcondes

Um, dois, três e contando...

Olá meus queridos leitores, eu sou Gabriela Marcondes, formada em Publicidade e Propaganda e jornalista do Jornal Roraima em Tempo. Estou grávida e este espaço será meu diário compartilhado com vocês onde desvendaremos este lindo universo cheio de mudanças constantes que é o período de nove messes até a chegada do neném. Trago-lhes informações sobre o universo das gestantes e também sobre meu mundo, mãe de primeira viagem e com muito que aprender. Por isso, estou aberta a sugestões e responder suas duvidas, mãezinhas e paizinhos. Para isso, é só entrar em contato comigo pelo telefone (95)99166-6283. Vamos contando os dias e até a próxima quinta!  

-*****************************************

SOFIA VEM A CAMINHO!

 

Foto: Arquivo Pessoal

Muito felizes com a vinda da Sofia!

 

E vamos contando! Gente estou muito feliz! Meu bebê será uma menina!!! Terça-feira (8) foi um dia especial para mim, o dia de saber o sexo do meu bebê. Fiz o segundo ultrassom morfológico e meu bebê está bem, os ossos, a cabeça, a boca, o nariz e o coração, tudo ok. Graças a meu bom Deus vem uma criança forte e saudável. Meu marido e eu estamos muito felizes em saber que será uma menina, seu nome já tinha sido escolhido há muito tempo. Se fosse menino ia se chamar Theo, mas o Theo ainda não veio, ele será o irmãozinho caçula da Sofia futuramente hehe.

Nome: Sofia surgiu a partir do grego Sophia, que significa literalmente "sabedoria". Pode ser traduzido também como "o verbo" (santidade) em sua forma feminina. ***********************************

CHÁ REVELAÇÃO SURPRESA

Foto: Arquivo Pessoal

 Terça-feira foi um dia de muito amor!

Então, meu marido e eu não estávamos planejando fazer esse tipo de chá, eu estava muito ansiosa e não conseguiria aguentar por muito tempo sem saber o sexo, mas aguentei algumas horas e foi lindo! Com a organização, colaboração e ajuda de amigos bem íntimos, aqueles que estão sempre presentes (literalmente), se realizou um lindo e simples chá de revelação surpresa com muito amor! Eu só sabia que iria ter e que saberia o sexo no mesmo dia em que a médica disse-se, pois a gente não queria esperar. E assim foi, minha comadre foi comigo no exame para saber o sexo e eu só fiquei aguardando dar à noite para receber a notícia junto com meu marido. Foi mais do que a gente esperava e a surpresa foi linda! Todos os envolvidos estão de parabéns e permanecerão em meu coração! Sofia será muito amada, já é amada tenho certeza! Muito grata a todos os que estavam presentes e aos que torceram de longe.

Se você puder, faça o chá de revelação! Algo simples, simbólico! Conte com a ajuda dos amigos e tenha certeza que será muito especial. O vídeo da revelação você caro leitor, pode vê-lo no meu Instagram @gabriela3gmarcondes. E vamos organizar mais para frente o baby chá né? hehe.

******************************************

DESEJOS

Cada grávida tem um desejo diferente e é um mais inusitado que o outro

 

Algo que acontece e é muito comum em nós gestantes são os desejos. Tipo, uns dias atrás eu acordei com muita vontade de comer kibe de arroz e perto da minha casa vendem. Eu fui até o local e comprei três, bem grandões para mim, esperei saírem do fogo bem quentinhos e comi com pimenta rs. Até agora eu não tenho tido desejos tão estranhos, eu acho rs. Só o panetone de chocolate que eu gosto de comê-lo com mortadela e requeijão, talvez seja um desejo estranho já que eu não gosto de panetone, mas agora na gravidez me da vontade de comer. Outra coisa interessante é que estou gostando de comer azeitonas e antes eu nem chegava perto kkk.

Não há estudos exatos que indiquem a exata causa dos desejos, mas acontecem muito pela mudança dos hormônios e variam para cada gestante.

O lado emocional também conta muito já que quando a grávida sente um desejo ela quer ser atendida e quando está satisfeita ela se sente amada e compreendida. Então paizinho e familiares, se a gestante pedir algo que esteja a seu alcance faça o possível para satisfazer esse desejo e agradá-la. Claro que se for algo super absurdo é melhor repensar.

Tijolos, sabão, barro e até baba verde do cavalo

Isso mesmo! Tem uma conhecida minha que me contou que comia tijolos! Comia um tijolo por mês durante a gestação, ela pedia para o marido comprar o tijolo mais bonito, branquinho e o colocava na geladeira para ficar frio logo picava o item de construção em pedacinhos e ia comendo rsrs. Estranho né? Mas acontece.

Assim como tijolos, têm grávidas que desejam comer barra de sabão, barro e até baba verde do cavalo (acho que esse último item é o pior).

Estive lendo que temos que ter cuidado em confundir desejos da gestação com alguma patologia ou deficiência. Por exemplo, a vontade de comer tijolo ou barro pode indicar que o organismo está tentando corrigir alguma deficiência nutritiva. Existe uma síndrome chamada picamalácia que é o desejo de ingerir substâncias não alimentícias.

Se você está com esses desejos de comer coisas que não são aprovadas como alimentos humanos, o recomendável é que você converse com seu obstetra para ver se não está faltando alguma vitamina ou nutriente.

Entretanto, curta a gravidez e os desejos, mas não descuide da sua alimentação e do seu peso!

*****************************************

O RENASCIMENTO DO PARTO

Já ouviram falar desse documentário? Ele está disponível na Netflix e já tem outras sequências. No YouTube tem ele em partes, mas não completo. Eu assisti e fiquei chocada em como a gestante pode ser abusada de inúmeras maneiras por alguns profissionais de saúde durante esse momento tão sublime e de dor que é o parto natural. A maioria dos médicos preferem realizar uma cesariana por ser uma intervenção cirúrgica rápida e o médico e demais profissionais podem se ver "livres" desse processo em pouco tempo.

A falta de informação da mãe, do pai ou do familiar que esteja presente contribui para que os profissionais de saúde submetam à mãe a diversos processos que podem ser traumáticos. Para quem quer ter um parto natural (como é meu caso) é fundamental que busquem se informar sobre o processo, sobre a ocitocina, sobre quando realmente é preciso fazer uma cesariana.

O parto "normal" é algo natural do nosso corpo que foi incrivelmente projetado para ter um parto lindo e natural porque a natureza é perfeita! Quando se opta pela cesariana tudo bem, mas que seja um desejo seu e não do médico que está com pressa. Informação é tudo mamãe!

Para se ter uma ideia, dados oficias informam que o Brasil é recordista mundial em número de cesarianas. O documentário mostra de uma maneira muito humanizada relatos de mães que foram forçadas a passar por uma intervenção cirúrgica porque o médico achou correto. Logo após o procedimento, mais calmas e recuperadas se deram conta de que não era preciso ter passado por aquele procedimento. Vale muito a pena ver o documentário e se manter antenada! Há mulheres que sofrem abusos porque se aproveitam delas durante o momento de incerteza e dor, sendo assim, estão sujeitas a passarem por diversos traumas sem necessidade.

Existem várias razões em que é realmente necessário fazer uma cesariana que é quando está em risco a vida do bebê ou da mãe, ai o procedimento cirúrgico se torna um verdadeiro milagre. Mas, se a grávida não quer, este procedimento não pode se tornar corriqueiro por ser uma melhor opção para o médico.

Bom lembrar também que ter o bebê através do procedimento cirúrgico já seja por opção ou necessidade, não te torna menos mãe ou uma mulher incompleta. Há uma dor, uma recuperação demorada e o amor não diminui! Numa outra edição falaremos mais a respeito para que você tenha seu coração mais calmo em relação ao parto. Eu também preciso e quero saber mais!

Beijos, vamos contando e muita luz para nós! Parabéns aos bebês que já chegaram ao mundo nessa semana!!!


VEJA TAMBÉM...