Esporte

Alunos da Escolinha de Esportes da Vila são destaque na Copa Alto Alegre de Jiu-jitsu

Competição premiou alunos da Escolinha de Jiu-jitsu com vinte medalhas de ouro, 10 medalhas de prata e duas de bronze


Competição ocorreu no último domingo (9) no interior do estado - Andrezza Mariot/PMBV

O Jiu-jitsu é uma arte marcial que vem se destacando nos últimos anos em todo o mundo. Acompanhando esta tendência, no último domingo, 9, a Escolinha de Esportes da Vila Olímpica Roberto Marinho participou com 34 alunos da Escolinha da I Copa Alto Alegre de Jiu-jitsu, que aconteceu no Ginásio Passarinho. Vinte atletas foram medalha de ouro, dez foram medalha de prata e dois, medalha de bronze.

A competição contou com atletas das categorias Pré-Mirim (faixa-branca) ao adulto (faixa-azul). A classe aberta (Absoluto) esteve disponível para os atletas Juvenil faixa-branca, Adulto faixa-branca e Adulto faixas azul, roxa, marrom e preta.

Os atletas que ficaram nas três primeiras colocações nas categorias Pré-Mirim faixa-branca ao Adulto faixa-azul receberam medalhas; na categoria Absoluto, os campeões foram premiados com kimonos, troféus e premiação em dinheiro.

Wellington Pirulito, professor de Jiu-jitsu da Escolinha da Vila, iniciou suas atividades há 12 anos, no município de Alto Alegre. "Retornar nesse ginásio hoje, com 35 alunos da Vila, é como voltar no tempo. Foram muitos desafios para chegar até aqui. E proporcionar esta oportunidade aos meus alunos é algo que não dá para descrever", destacou.

De acordo com Pirulito, a Vila Olímpica possui muitos alunos preparados para esse tipo de competição, mas nem todos têm condições financeiras para bancar as inscrições e viagens.

"Este é um trabalho realizado em parceria com os pais. Sem eles, os alunos não estariam aqui. Eles os apoiam e os incentivam e isso é fundamental para a evolução em qualquer esporte", disse o professor.

O instrutor destacou ainda que o projeto da Escolinha de Esportes já revelou muitos campeões em competições em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. "Temos grandes campeões em nosso Estado e o resultado desta competição foi totalmente dentro do previsto, diante de todo o trabalho que é realizado com eles. São treinos intensos, focado em competições futuras e, até o final do ano, outras quatro devem acontecer", ressaltou.

Maria dos Anjos Leal, mãe do atleta Artur Leal, 7 anos, demonstrou muito orgulho ao final da competição pelo filho, que levou para casa medalha de ouro, após treinar um ano na Escolinha da Vila. "Artur é uma criança dedicada e que gosta de treinar. Tem todo o apoio da família e, sempre que pudermos, estaremos presentes em todas as competições", destacou.

Inscrições abertas - A Prefeitura de Boa Vista, através da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) abriu 136 novas vagas para a Escolinha de Esportes da Vila Olímpica Roberto Marinho, contemplando diversas modalidades para todas as idades. Entre elas, o Jiu-jitsu, que está com 30 novas vagas disponíveis.

As inscrições são gratuitas e vão acontecer enquanto as vagas não forem totalmente preenchidas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3621-3970 ou diretamente na coordenação da Vila Olímpica.

VEJA TAMBÉM...