Esporte

Atletas de Iracema competem pela primeira vez em campeonato de karatê

Alunos intensificaram os treinos para participar do 20º Campeonato Roraimense de Karatê, que será realizado neste sábado


Evento ocorre neste sábado no ginásio do Instituto Federal de Roraima - Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

O programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa, estará presente no 20° Campeonato Roraimense de Karatê, realizado neste sábado (15), no ginásio do Instituto Federal de Roraima (IFRR). O Núcleo da Assembleia no município de Iracema possui 35 alunos na modalidade e destes, oito participarão da competição.

Há seis meses inscrita no programa, a pequena Clara Vitória Ferreira, de 10 anos, quer a vitória, mas também espera adquirir novas experiências com a competição. "Minha expectativa para essa competição é ganhar, mas se eu perder, pelo menos eu fui para me divertir", destaca a garota afirmando que lutar karatê sempre foi um sonho. 

Para a mãe da Clara, a dona de casa Francinalva Ferreira da Silva, a expectativa de toda a família está grande para torcer durante a primeira vez da filha em uma competição. "Estou muito emocionada por ela participar desse campeonato de karatê. Ela sempre foi uma ótima aluna e se dedica bastante, sempre gostou do esporte e tem se dedicado muito". 

Dona Francinalva parabenizou o trabalho do programa do Poder Legislativo no município. "O Abrindo Caminhos tem proporcionado uma oportunidade de os alunos crescerem praticando vários esportes, além das aulas de informática, espanhol e inglês ofertadas no Núcleo. É uma oportunidade de eles aprenderem mais". 

Aos 11 anos, Neemias de Morais, é um desses jovens beneficiados pelo núcleo. O garoto intensificou os treinos em busca do ouro. "Para esse campeonato eu vou levar meu esforço, esperando ganhar a medalha de ouro. Intensifiquei minha rotina para todas as segundas e quartas-feiras estar aqui treinando", ressaltou o atleta que treina uma hora e meia por aula.

Treinando os alunos há um ano, o sensei Sebastião Soares explica que essa é a primeira vez dos alunos em uma Competição. "Todo dia eles procuram se aperfeiçoar. Trabalhei a preparação física e psicológica, para que eles tenham bons resultados", comentou.

NÚCLEO - Para a assistente do Núcleo de Iracema, Andresa Nakayama, o trabalho desenvolvido no município tem um retorno positivo por parte da população. "O Núcleo foi uma grande conquista que o município obteve, por meio da Assembleia Legislativa. Aqui todos têm oportunidade e esses atletas são o orgulho da nossa unidade".

O Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema atende cerca de 500 alunos pelo programa Abrindo Caminhos e Escola do Legislativo, oferecendo aulas de karatê, futebol, ginastica rítmica, coral, informática, inglês e espanhol. A Unidade está localizada na Rua Doutor Bernardo Saião, sem número, no Centro do município.

VEJA TAMBÉM...