Esporte

Esporte Noite Adentro: Futebol Americano desperta paixão em crianças e adolescentes

Todos as noites, as atividades se iniciam a partir das 19h30


A Fetec e o time Nornas pretendem divulgar a modalidade Flag, que tem ganhado espaço em Roraima - Andrezza Mariot/PMBV

O Futebol Americano chegou com tudo a Boa Vista e, nesta semana, a modalidade Flag está sendo muito praticada nas praças da cidade através do projeto Esporte Noite Adentro. As atividades começaram nesta segunda-feira, 27, na Praça Mané Garrincha, com grande participação de crianças e adolescentes, que ao conheceram o esporte, despertaram grande interesse em praticá-lo.  

A iniciativa é da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), com objetivo de divulgar o esporte americano, que tem ganhado muitos adeptos no Brasil e em Roraima, principalmente entre as mulheres. Na primeira noite de atividades, a garotada também se divertiu com o primeiro contato que tiveram.

Samuel David, 15 anos, e Leomar da Silva, 17, que até então tinham pouco conhecimento sobre o esporte, declararam o quanto gostaram da brincadeira e até pensam em se aprofundar mais na modalidade.

"Me interessei, e pretendo conhecer ainda mais", disse Samuel. "Eu achei um esporte muito interessante, também nunca pratiquei, mas estou gostando mesmo. Quem sabe eu até busque mais sobre o assunto e aprenda as jogadas", declarou Leomar.

De acordo com a professora do projeto, Juliane Franco, esta é uma atividade recreativa voltada para a garotada conhecer o básico da modalidade esportiva. "Sempre na última semana de cada mês, a gente programa uma atividade diferenciada com as crianças e, dessa vez, trouxemos o flag como uma prática lúdica e interativa. Esse é um esporte que essa moçada tem pouco conhecimento e convivência" disse.

Para as atividades, a Fetec firmou parceria com o Boa Vista Nornas, primeiro time feminino do Estado de Roraima na modalidade. Criada em 3 de maio de 2014, a equipe hoje conta com cerca de 30 mulheres com idade entre 14 a 30 anos e vem disputando no circuito nacional desde 2015. Em 2018 ficou em 4° lugar no Regional e segue para Taça Prata, que vai acontecer em outubro. O nome é uma versão roraimense do Nordicsde futebol americano.

"O flag é uma modalidade em que o time joga há quatro anos. Estamos competindo no cenário nacional. Estamos aqui hoje dando apoio à Fetec difundindo a prática do esporte. Na verdade, o flag veio como ferramenta para difundir o futebol americano, porque é mais barato e mais prático", ressaltou a capitã do Nornas, Mariana Cavalcante.

Programação - Todos as noites, as atividades se iniciam a partir das 19h30. Na quarta-feira, 29, na Praça do Cidade Satélite e na quinta-feira, 30, na Praça do Cruviana. A programação se encerra na sexta-feira, 31 na Praça do Cabos e Soldados, no bairro Caranã.

Modalidade Flag - O Flag Football é uma versão do futebol americano tradicional, só que com contato reduzido. De acordo com as regras básicas da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), em vez de derrubar a jogadora com a bola ao chão, a defensora deve retirar uma fita (flag) e parar a jogada. Para isso, as jogadoras usam um cinto com duas flags presas por um velcro. 

VEJA TAMBÉM...