Gastronomia Em Tempo

Sushi, eu te amo

Hoje, Dia do Sushi, venho dividir com vocês o meu amor e paixão pela culinária japonesa mais conhecida aqui no Brasil. Trago também algumas curiosidades sobre essa cozinha cheia de nomes diferentes e segredos nos sabores

Créditos: RONALDO RODIGHERI

O sushi é um prato da culinária japonesa que tem origem na ideia de conservar os cortes de peixe dentro do arroz e, na forma que conhecemos hoje, tem pelo menos 200 anos.O sushi é um prato da culinária japonesa que tem origem na ideia de conservar os cortes de peixe dentro do arroz e, na forma que conhecemos hoje, tem pelo menos 200 anos. No Brasil, usamos o termo sushi pra generalizar uma série de preparos com nomes complicados, mas que são todos muito saborosos. Por isso, vamos ver os principais cortes e como identificar essas coisinhas na hora de fazer o seu pedido ou impressionar a galera!

 

Pra início de conversa, os sushis são enrolados na alga desidratada chamada Nori e podem ser:

 

Futomaki (rolinhos grandes). ???. Cilíndrico e grande, é um dos sushis mais populares. Possui como recheio uma variada combinação de peixes, folhas e raízes. Meu favorito é o de salmão com cream cheese e cebolinha.

 

 

Hosomaki (rolinhos finos). ???. Um pedaço cilíndrico fino, com o nori na parte de fora. O hosomaki típico tem por volta de dois centímetros de espessura e dois centímetros de largura. Eles são geralmente feitos com apenas um recheio, simplesmente porque não há espaço suficiente para mais de um. Meu preferido é o de salmão.

 

 

 

Kappamaki. É um Hosomaki recheado apenas com pepino em tiras. É um dos mais tradicionais sushis. Foi batizado dessa forma em homenagem ao Kappa, figura folclórica japonesa, que tinha o pepino como seu alimento preferido. Costumo passar longe desse.

 

Temaki (rolinhos de mão). ???. Mais conhecido no Brasil como cone, com o nori na parte de fora e os ingredientes até à boca do cone. Um temaki típico tem por volta de dez centímetros de comprimento, e é comido com as mãos, já que é muito estranho pegá-lo com palitinhos.

 

 

Uramaki (enrolado ao contrário). ???. Um pedaço cilíndrico médio, com dois ou mais recheios. Uramaki diferencia-se dos outros maki porque o arroz está na parte externa e a alga vem por dentro. O recheio fica no centro, rodeado por uma camada de nori, uma camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente, como ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas. No Japão, "rolo invertido" seria, na verdade, gyakumaki.

 

 

Hots. Qualquer sushi empanado e frito é considerado uma versão hot do tradicional.

 

 

Nigiri. Bloco de arroz com fatia fina de peixe por cima, tudo feito à mão.

 

 

Joe. Similar ao hosomaki, mas ao invés de ser enrolado em alga, é enrolado em uma fatia de peixe e mais recheio é colocado na parte de cima. Geralmente vem com bastante cream cheese de cobertura.


Todos os tipos têm suas vantagens e fãs.... eu gosto mais daqueles que conseguimos pegar com as mãos... porque apanho bastante dos Hashis, pauzinhos de pegar a comida.

 

DELÍCIA!

Nesse assunto ainda, e pra comemorar o dia do sushi, queria mostrar pra vocês esse combo maravilhoso do Inari Sushi. Como já falei outras vezes, na minha opinião, é o melhor sushi delivery de Boa Vista. As peças vêm caprichadas e a entrega é surpreendentemente rápida.
Será que você consegue identificar todos os sushis nesse combo?

Seviço: Inari Sushi
Delivery: 98110 1655, a partir das 19h