Jogo de luz

Foto: FramePhoto/Folhapress
Maquiagem de contorno ajuda a afinar o rosto, clareando algumas regiões e escurecendo outras; Kim Kardashian é fã da técnica

A maquiagem de contorno se tornou queridinha no mundo todo depois que a socialite Kim Kardashian passou a desfilar com um rosto mais fino. A mudança se deu graças à técnica, usada na hora de passar a base. Esqueça a ideia de que ela deve ter o mesmo tom da pele. Neste caso, usa-se um tom mais claro e um ou dos mais escuros. “Nas regiões que a mulher deseja afinar, é necessário usar o tom mais escuro, como na região da bochecha e no contorno do nariz”, explica o maquiador Diego Borges.

Já na região abaixo dos olhos e na próxima à sobrancelha, o tom deve ser mais claro do que o da pele. Segundo a maquiadora Vera Vanini, a técnica funciona mais para a noite. “Isso porque ela é bem pesada e pode ficar exagerada em casos de eventos realizados durante o dia.” Diego concorda. “Outra dica é não demorar para fazer o traçado, pois, se a base secar, fica mais difícil de misturar com pincel e pode não chegar ao resultado esperado.”

Julia Couto