Luz e sombra na maquiagem

Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress
O bronzer e o iluminador podem ser usados para deixar a pele com ar mais saudável e também para valorizar algumas áreas do rosto

O bronzer e o iluminador são versáteis na hora de se maquiar. Além de deixarem a pele com um ar mais saudável, eles também ajudam a amenizar pontos do rosto que não agradam tanto. Mas nem todo o mundo sabe usar esses truques, que a Revista da Hora ensina ao lado. “O bronzer pode ser aplicado nas áreas que a pessoa deseja esconder, e o iluminador, onde ela quer dar destaque”, diz Neiva Pena, maquiadora do salão Essencial Hair, explicando o jogo de luz e sombra na maquiagem.

Para deixar o rosto com aspecto mais saudável, “o ideal é usar o bronzer nos volumes do rosto, onde há mais exposição ao sol, como a maçã, as laterais do nariz, o queixo e as têmporas”, sugere Marcos Costa, maquiador da Natura. Ele pede atenção, no entanto, à quantidade de iluminador.“Principalmente para quem tem pele oleosa, que pode brilhar ainda mais no verão”, avisa o especialista.

A maquiadora Carol Romero diz que o bronzer também pode ser usado como blush. “O produto tem uma tonalidade marrom e sem brilho, por isso, pode ir além do efeito bronzeador”, explica. Mas há produtos dois em um no mercado, que unem bronzer e iluminador. “Nesse caso, se tiver brilho, eu recomendo o uso apenas como uma forma de dar o efeito bronzeado à pele.”

Julia Couto