Mundo

Ex-vocalista do The Smiths, Morrissey volta ao Brasil em turnê do álbum "Low in High School"

No último final de semana o britânico se apresentou em Ventura, Califórnia, e ofereceu uma penca de raridades.


- Liberation Tour

O cantor e compositor britânico Morrissey, considerado um dos artistas mais influentes de todos os tempos, está com passagem marcada para o Brasil. Os shows da turnê mundial do álbum "Low in High School" no país acontecem no Rio de Janeiro (30/11 - Fundição Progresso) e São Paulo (02/12 - Espaço das Américas).

Morrissey é um dos poucos artistas rotineiramente reconhecidos por críticos e fãs como um verdadeiro "enigma". A BBC o citou como "uma das figuras mais influentes da história do pop britânico". A NME declarou que The Smiths são "a banda mais influente de todos os tempos" em uma pesquisa de 2002, ficando acima dos Beatles. A Rolling Stone o nomeou um dos maiores vocalistas de todos os tempos e acrescentou que sua "rejeição à convenção" em seu estilo vocal e letras é a razão "pela qual ele redefiniu o som do rock britânico no último quarto de século".

Ele foi considerado controverso com suas opiniões diretas, apoiando o vegetarianismo e os direitos do animais, condenando a realeza e políticos proeminentes e questionando assuntos da identidade nacional e cultural britânica. Em 1998, ele foi presenteado com o Prêmio Ivor Novello por "Excepcional Contribuição à Música Britânica" e em uma pesquisa realizada pelo Culture Show da BBC em 2006, Morrissey foi votado como o segundo maior ícone cultural britânico vivo, atrás apenas de David Attenborough.

Careira solo

Depois de liderar o The Smiths em 15 álbuns de estúdio, ao vivo e coletâneas em seus breves cinco anos juntos, Morrissey alcançou sucesso ainda maior como artista solo, lançando uma carreira prolífica que viu todos os seus 11 álbuns entrarem nos 10 melhores do Reino Unido, sendo que 3 alcançaram a primeira posição. Seu último álbum, "Low In High School", alcançou a quinta posição entre os 10 primeiros no Reino Unido. Ele foi gravado no La Fabrique Studios, na França, e no Forum Studios, de Ennio Marricone, sendo produzido por Joe Chiccarelli, que trabalhou com artistas como Frank Zappa, The Strokes, Beck and The White Stripes, apenas para citar alguns. Em "Low In High School" o talento de Morrissey para combinar mensagens políticas com belas melodias está mais presente que nunca, capturando o zeitgeist de um mundo em constante mudança.

Em 2013, Morrissey publicou pela Penguin Classics sua autobiografia, que quebrou recordes atingindo a primeira posição dos mais vendidos, elogiada por críticos como uma obra de arte da escrita e da prosa. A obra entrou no ranking de livros do Reino Unido como número um, com a maior venda na primeira semana de um livro de memórias de um músico desde que os registros oficiais começaram, em 1998.

O jornal The Independent resumiu o seu nível de influência escrevendo que "a maioria dos artistas pop precisam estar mortos antes de alcançarem o status icônico que ele alcançou durante a sua vida". Talvez seu maior êxito seja ser um artista que conseguiu inspirar legiões de fãs ao redor do mundo. Suas letras, frequentemente romantizando a alienação, sensibilizaram pessoas em todo o mundo, transcendendo muito além da relação normal entre artista e fã. Sobretudo em Los Angeles, também conhecida como MOZ Angeles. A base de fãs de Morrissey em LA, especialmente entre a comunidade latina, cresceu ao longo dos anos, tornando-se algo raramente visto com outros artistas.

Para muitos, escutar Morrissey tornou-se um rito de passagem para a vida adulta e sua música tem uma profundidade emocional que cresce com os ouvintes através de suas vidas. A revista Believer descreveu que os fãs do Morrissey transitam uma linha tênue entre vê-lo como um ícone do pop ou um ícone religioso.

Em novembro e dezembro de 2018, os fãs brasileiros novamente terão a oportunidade de reviver os shows intensos e catárticos ao vivo de Morrissey. Os ingressos já podem ser adquiridos nas bilheterias oficiais (Fundição Progresso e Espaço das Américas), pela internet (www.eventim.com.br | www.ticket360.com) e demais pontos autorizados em todo o País.