Mundo

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Indonésia e deixa ao menos um morto

Autoridades dizem que número de vítimas deve crescer; casas desabaram na região


Shopping na cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, que desabou após o tremor - BNPB/AFP

Uma sequência de dois terremotos atingiu a ilha de Sulawesi, na Indonesia, nesta sexta-feira (28), destruindo casas e deixando ao menos uma pessoa morta.

O maior dos tremores teve magnitude 7,5 e ocorreu a uma profundidade de 10 km, com epicentro a 35 km da cidade de Dongalla. Um alerta de tsunami chegou a ser feito, mas a possibilidade já foi descartada.

Pouco antes, um tremor de magnitude 6,1 já tinha atingido a mesma região. As autoridades afirmaram que além de um morto já confirmado, dez pessoas ficaram feridas e que a comunicação com a ilha, onde moram 14 milhões de pessoas, foi interrompida.

"O [segundo] terremoto foi muito forte, esperamos mais destruição e mais vítimas",  afirmou em Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de combate a desastres naturais da Indonésia.

"Nossa estimativa inicial, baseada na experiência, é que ele causou destruição generalizada", disse ele. "Nós aconselhamos as pessoas a permanecerem nas áreas seguras, longe de prédios danificados", completou.

A Indonésia costuma sofrer com terremotos e um tremor de magnitude 9,1 em 2004 próximo da costa do país causou o tsunami que deixou mais de 220 mil mortos na região.

VEJA TAMBÉM...