Notícias Locais

'Meus pais são idosos e sofrem com o forte cheiro do esgoto', diz moradora do Pintolândia

Esgotos estão estourados há meses na zona oeste de Boa Vista; moradores contam que várias ligações foram feitas para a Caer


Esgoto segue estourado há quase seis meses

Esgotos estourados no bairro Pintolândia e Alvorada, na zona Oeste de Boa Vista, têm causado transtornos aos moradores da região devido ao mau cheiro. Os dejetos inundam as ruas, além de exalar forte odor, fato que causa sérios prejuízos à saúde humana.

Na rua Antônia Ferreira da Silva, no bairro Pintolândia, o problema persiste há quase seis meses e a Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer) ainda não resolveu a situação, segundo denúncia dos moradores. De acordo com a dona de casa, Laide Lima, os pais idosos sofrem com o forte cheiro do esgoto.

"Os meus pais já são idosos e ficam sentindo esse mau cheiro o tempo todo. Nem comer eles conseguem direito por causa desse odor. O meu pai vive dando agonia aqui em casa e pela manhã logo cedo, ele já levanta com o estômago embrulhando", disse a mulher.

Ela contou ainda que um dos vizinhos possui piscina e, ao invés de tratar, despeja a água no esgoto, fato que contribui para que o local transborde mais rápido e estoure. Laide pede que as autoridades resolvam o problema pela saúde dos pais idosos e de toda a população.

"Essa água está há mais de cinco meses e a Caer já veio limpar, mas o problema voltou depois de cinco dias. Quase todos os dias, o vizinho joga água da piscina aí dentro e a fossa estoura. A gente tem que ficar com as portas fechadas, mas meus pais não aguentam ficar dentro de casa por causa do calor", citou.

O pedreiro Raimundo Ferreira também denunciou a situação. Ele contou que várias solicitações foram realizadas junto à Caer para que o esgoto seja limpo. "Acabei de chegar da Caer e estamos com a esperança de que o problema seja resolvido o mais rápido possível. Todos nós estamos sofrendo com esse mau cheiro", declarou.

ESGOTO ALVORADA

Esgoto segue estourado na Avenida Ataíde Teive. Foto: Edinaldo Morais

Na Avenida Ataíde Teive, bairro Alvorada, outro esgoto está estourado há meses e exala forte cheiro no local. Os moradores e empresários relataram à reportagem que precisam manter as portas fechadas para evitar que o odor se espalhe pelas casas e comércios.

Conforme Rafael Ferreira, funcionário de uma gráfica que fica próximo ao esgoto, todos reclamam do forte cheiro e precisam tentar amenizar a situação por meio das portas fechadas, e assim, tentar deixar os clientes o mais confortável possível, pois a situação está complicada.

"Os clientes reclamam do mau cheiro e a partir das 16h é mais forte ainda, a gente quase não consegue respirar aí fora. Como a avenida é movimentada, os carros e motos passam por cima do esgoto e a situação piora ainda mais", relatou o morador.

OUTRO LADO

Em nota, a Companhia de Água e Esgotos de Roraima informou que enviou uma equipe à Rua Antônia Ferreira da Silva, no bairro Pintolândia, nessa segunda-feira, para verificar a situação mencionada na denúncia feita pelos moradores. Segundo a companhia, a rede de esgoto ainda não foi concluída no local.

"A equipe confirmou que se trata de uma rede nova de esgoto, que ainda não está liberada para a interligação das caixas coletoras residenciais ao sistema da Caer, e por conta da ligação feita de forma irregular, esse problema tem ocorrido com frequência".

A nota divulgada esclarece ainda que após a conclusão da obra, a Caer emite uma carta de liberação ao cidadão, onde informa que somente após 30 dias de concluída a rede de esgoto pode ser feita a interligação das caixas coletoras residenciais ao sistema da rede.

Em relação ao esgoto estourado na Avenida Ataíde Teive, no bairro Alvorada, a Companhia informou que uma equipe fará a limpeza na rede. "A empresa ressalta que está trabalhando fortemente no processo de ampliação da coleta e tratamento de esgoto na capital", relatou.

Para finalizar, a Companhia mantém canais de comunicação diretos com a população como: 0800 280 9520, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados, de 8h às 18h, o aplicativo de celular Caerr Mobile, que possibilita o acesso aos serviços da empresa, o site, que permite ao cliente sugerir e registrar demandas por meio do atendente virtual "Ed".

SEE ALSO ...