Notícias Locais

Acadêmicos da UFRR apresentam programa no formato podcast voltado à cultura pop

Estudantes conseguiram implantar projeto após preencherem exigências previstas em edital de empresa


Grupo tem utilizado a estrutura da UFRR para fazer as gravações, o que tem sido fundamental para a entrega de um trabalho com qualidade - Divulgação

Acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) iniciaram recentemente a apresentação de um programa no formado podcast com foco na cultura pop. Pelo menos oito alunos estão envolvidos no projeto, que é um dos primeiros a ser executado no Estado com esse estilo.

A implantação do projeto foi possível após os estudantes preencherem todas as exigências do edital disponibilizado pela Amazoom, empresa responsável por divulgar o programa. Nessa plataforma, os programas podem ser ouvidos na íntegra.

Para Luiza de Lucas, estudante de jornalismo e apresentadora do programa, o podcast era um desejo antigo do grupo que, ao saber do edital, não perdeu tempo e buscou participar e preencher todos os requisitos exigidos.

"Podcast é uma coisa nova, tanto em Roraima como no restante do Brasil. É uma área que em não temos muitos conhecimentos. O grupo já tinha essa vontade havia muito tempo de apresentar um programa nesse estilo. Então, buscamos conseguir essa oportunidade no segmento de entretenimento", explicou.

A universitária disse que tem sido uma experiência muito gratificante e tem aprendido muito com a produção e apresentação do programa. Ela destacou que o grupo tem utilizado a estrutura da UFRR para fazer as gravações, o que tem sido fundamental para a entrega de um trabalho com qualidade.

"Usamos o próprio laboratório de rádio da universidade para gravar. Utilizamos todos os equipamentos da instituição que o Amazoom está disponibilizando. Nós editamos e fazemos tudo", diz Luiza, acrescentando que o grupo delimita o tema durante as reuniões que ocorrem pelo menos duas vezes por semana.

Pelo fato de o estilo do programa ser cultura pop, há um leque de assuntos vinculados a esse meio que podem ser explorados. No primeiro episódio do podcast, os acadêmicos escolheram falar sobre música. No entanto, Luiza destacou que o grupo pode tratar ainda de séries, filmes, desenhos, além de outras temáticas.

"A gente pode falar sobre qualquer coisa, esse que é o bom da cultura pop".

DIFERENCIAL

Luiza explicou que apesar de o programa estar iniciando agora, o grupo tem buscado se destacar com características próprias, adotando um estilo diferenciado.

"Como a gente está inserida em uma cultura tão rica, esse é o nosso diferencial. É trazer a questão regional para a cultura pop, que é uma coisa está em escassez há muito tempo", disse.

SEE ALSO ...