Notícias Locais

Alto Alegre e Boa Vista não atingem meta de imunização contra pólio e sarampo

Campanha foi prorrogada, mas municípios registram baixos índices


Crianças são alvos da campanha de imunização - Jackson Souza

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo se encerra hoje (14) em todo o país e Roraima corre para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de imunizar 95% do público-alvo, das crianças de um a cinco anos contra pólio, mesmo que já tenham sido vacinadas.

Já o da vacinação contra o sarampo são crianças de 6 meses a 14 anos, principalmente na faixa etária de um a quatro anos. Segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o Estado aparece com 84% de cobertura vacinal contra as duas doenças, sendo que apenas os municípios de Boa Vista e Alto Alegre não conseguiram atingir a meta.

De acordo com a Sesau, Boa Vista conseguiu vacinar pouco mais de 70% do público-alvo, tanto contra o sarampo quanto contra a poliomielite, mesmo com as ações promovidas pela prefeitura, que levou as vacinas para vários pontos da cidade, incluindo shopping, escolas e praças.

Outro município que não atingiu a meta foi Alto Alegre, onde a cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo superou os 88% do público-alvo.

Com os números baixos nesses dois municípios, a cobertura vacinal do Estado não conseguiu atingir a meta, mesmo depois da prorrogação da campanha que deveria ter sido encerrada em 31 de agosto.

Nesta sexta-feira, a campanha se encerra, mas a vacina continua sendo aplicada no postos de saúde. Ela é a única forma de prevenir essas doenças.

VEJA TAMBÉM...