Notícias Locais

Amajari, Caracaraí e Rorainópolis recebem micro-ônibus do MDS para assistência social

Até março, mais sete serão entregues para demais municípios, conforme anunciou ministro do Desenvolvimento Social

Créditos: Bruna Menezes
- Benício Moreira

Os municípios de Amajari, Caracaraí e Rorainópolis foram contemplados, cada um, com um micro-ônibus que serão usados em atividades de assistência social. Até março de 2018, mais sete veículos deste porte serão entregues para os demais municípios, incluindo dois para Boa Vista, conforme informou o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, durante visita a Roraima. Cinco carros também foram distribuídos pelas cidades.

Em Amajari, a demanda de ações sociais é grande, conforme relatou a prefeita, Vera Lúcia. "Temos demandas em comunidades do entorno e em regiões da mata, e esses veículos nos ajudarão a adentrar locais de difícil acesso. Com isso poderemos desenvolver nosso trabalho da melhor forma porque visitaremos lugares mais distantes", citou, informando que a falta de veículo dificultava as atividades.

Caracaraí também não tinha veículos para realizar assistência social aos moradores. Para a prefeita, Socorro Guerra, o automóvel chegou em "um bom momento".

"É muito significativo para o município porque lidamos diariamente com muitas crianças e principalmente com nossos idosos que já estão eufóricos com a novidade. E veio em boa hora, porque a gente tá fazendo um trabalho social de interação entre jovem e adolescente, criança e idoso. O ônibus possibilitará que a gente faça esse trabalho com mais segurança e levará mais conforto pra eles", pontuou.

Em Rorainópolis, há projetos sociais com idosos que exigem atividades externas de lazer e esportivas que necessitam de locomoção. "Precisávamos deste transporte, que também servirá para o projeto de qualificação Estação Juventude. Além disso, vai fortalecer as políticas sociais do município, tanto para os jovens quanto para idosos e crianças. Então, estamos muito felizes", comemorou o prefeito, Leandro Pereira.

Por lá, pelo menos cem idosos são atendidos. Há também projeto para o micro-ônibus servir de apoio a gestantes, quando for necessário.

BENEFÍCIOS

A entrega dos micro-ônibus ocorreu na manhã dessa segunda-feira (17) na Prefeitura de Boa Vista, que também será contemplada posteriormente.

Os veículos foram entregues para a Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema único de Assistência Social (Suas) de sete municípios de Roraima. Além dos já citados, Iracema, Alto Alegre, São Luiz e São João da Baliza receberão carros que deverão ser usados em atividades menores.

"O objetivo do Suas é fortalecer a estrutura da rede de proteção social, propiciando um melhor transporte, melhor acesso a serviços para idosos, pessoas com deficiências e outras que tenham dificuldades de locomoção e todos os usuários do sistema", explicou o ministro Alberto Beltrame.

Esta assistência também servirá para equipes multiprofissionais que estiverem na linha de frente do enfrentamento da pobreza e que buscam aliviar o sofrimento das pessoas, comentou.

Pelo menos 321 carros e 208 micro-ônibus serão entregues em todo o Brasil. O investimento foi de R$ 72,9 milhões. "Os municípios contemplados atendem 2,9 milhões de famílias pelos serviços oferecidos na Assistência Social, o que corresponde a cerca de 9 milhões de pessoas", informou o ministério.

VEÍCULOS

O diferencial destes veículos é que eles têm acessibilidade, o que facilita a locomoção de pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, além de local apropriado para transportar cadeira de rodas, e ar-condicionado. Este último, considerado de extrema importância, devido ao calor em Roraima.

"É um veículo completo que serve tanto para o meio urbano quanto o rural e tem uma suspensão um pouco mais alta que o normal, e pode trafegar em qualquer condição de terreno", afirmou o ministro.

SEE ALSO ...