Notícias Locais

Após 15 dias da denúncia, via segue interditada em Água Fria, Uiramutã

Moradores seguem passando por dificuldades causadas por conta da estrada que teve um bueiro rompido por causa das chuvas


Moradores da região tentam construir uma passagem, mas sem equipamentos está difícil - Arquivo

Moradores da comunidade de Água Fria, no município do Uiramutã, seguem passando por dificuldades e estão praticamente isolados há cerca de 20 dias. Um bueiro foi levado pelas chuvas e não recebeu os reparos necessários, mesmo depois dos pedidos dos moradores.

A comunidade indígena de Água Fria, no município do Uiramutã, está passando por dificuldades de acesso ao local desde o começo do mês de setembro. Uma denúncia já havia sido feita, mas até o momento nada mudou no local.

Os moradores afirmam que a dificuldade de acesso à região prejudica não só uma comunidade, mas várias outras, e além disso, prejudica o transporte de medicamentos e mercadorias. Comerciantes passam por problemas de abastecimento e a população com a falta de mercadorias.

A primeira denúncia feita ao jornal foi há cerca de 20 dias, e o problema já estaria acontecendo há alguns dias. Os moradores afirmaram que o abastecimento de mercadorias e medicamentos estava comprometido, e por isso a população estava em estado de alerta.

Um dos moradores da comunidade contou que um novo contato com o Governo do Estado de Roraima já foi tentado, mas nenhuma resposta foi dada à população.

Para tentar resolver o problema, os residentes de dez comunidades próximas estão se revezando para tentar reconstruir a via enquanto o poder público não se manifesta, contou um dos moradores que ainda afirmou que a situação no local está "muito feia".

Ainda, disse que procuraram outros representantes políticos para tentar resolver a situação, ou que recebessem pelo menos um posicionamento, mas isso também não teria acontecido e eles foram aconselhados a seguir procurando o Governo do Estado para que o problema da via seja sanado.

RELEMBRE O CASO

No dia 13 de setembro, moradores do município do Uiramutã denunciaram o problema com devido ao rompimento de um bueiro na estrada que leva até algumas comunidades indígenas, como na Vila de Água Fria.

Segundo alguns moradores, o problema já estaria acontecendo há mais de uma semana e para tentar reverter a situação, estavam tentando reconstruir a estrada pelo menos para garantir que em situações de emergência, a população conseguisse se deslocar.

Ainda afirmaram que o contato com o Governo do Estado teria sido efetuado, entretanto, ninguém havia comparecido ao local para prestar auxílio à comunidade.

O maior transtorno seria a falta de suprimentos que comprometeria a situação de alguns moradores, por isso os próprios moradores estavam tentando fazer a obra com pedras, barro e troncos, mas segundo um dos residentes, as chuvas no interior não estavam garantindo a eficácia das obras que estavam realizando.

O Governo, no entanto, não deu previsão de quando a obra seria efetuada.

SEE ALSO ...