Notícias Locais

Cartão de crédito é vilão de dívidas de famílias em RR, diz economista

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito, carnê de lojas e financiamento de carro


Em números existiam no mês de março 63.174 famílias endividadas em Roraima - Divulgação

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que, em março, o percentual de famílias endividadas em Roraima aumentou se comparado com o mesmo período do ano passado.

A análise feita pelo economista da Fecomério-RR, Fábio Martinez, mostra que no mês de março deste ano 69,7% das famílias roraimenses estavam endividadas.

"Após duas quedas seguidas no nível de endividamento das famílias o indicador voltou a subir no mês passado, crescendo 0,9 pontos percentuais na comparação com o mês de fevereiro, contudo, em relação ao mesmo período do ano passado houve uma queda de 12 pontos percentuais. Em números absolutos existiam no mês de março 63.174 famílias endividadas em Roraima", destacou o economista.

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (95,9%); carnê de lojas (63,1%) e financiamento de carro (11,7%).

"Apesar do leve aumento dos endividados, houve queda no percentual de pessoas com contas atrasadas, e aquelas que informavam que não tinham condições de pagar nenhuma de suas contas, acabando com uma sequência de quatro altas seguidas deste índice", acrescentou o economista Fábio Martinez.

SEE ALSO ...