Notícias Locais

Carteirinha ID Jovem volta a ser emitida em Roraima a partir do dia 14 de janeiro

Quem tem entre 15 e 29 anos e possui poucos recursos pode estar para obter a carteirinha e usufruir dos benefícios


Prazo de validade do ID Jovem é de seis meses, sendo que o beneficiário pode renová-la - Gabriela Marcondes

A carteirinha da Identidade Jovem ou ID Jovem, programa do Governo Federal que beneficia jovens de baixa renda a terem desconto no ônibus interestadual, eventos esportivos e shows culturais volta a ser emitida a partir do dia 14 de janeiro no Centro de Referência da Juventude de Roraima (CRJ). Quem tem entre 15 e 29 anos e possui poucos recursos pode estar para obter a carteirinha e usufruir dos benefícios.

A carteirinha proporciona ingresso gratuito no transporte público da rede interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015 que promove a integração do jovem na sociedade.

"Para o jovem que tenha a carteira ID Jovem a empresa tem que garantir quatro vagas, sendo duas gratuitas e duas com 50% de desconto. Então, o jovem pode, até três horas antes da viagem, se tiver a vaga gratuita ou meia passagem, embarcar", explicou o presidente CRJ, Marques Johnson Ferreira.

Ferreira também acrescentou que caso a empresa de transporte se negue a oferecer o serviço e recuse a garantir o direito do jovem à gratuidade ou desconto da passagem, o afetado pode fazer uma denúncia no mesmo local, na agência que regulamenta os transportes terrestres.

SAIBA

Para obter os benefícios e adquirir a carteira, o participante tem que estar dentro do limite de idade e possuir o Número de Identificação de Segurança Social (NISS). O número da mãe vale.

Através desse cadastro, é possível descobrir se o candidato está apto para participar do programa. Portanto, é preciso ter em mãos o NISS, impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho.

Se o jovem estiver dentro dos requisitos para obter o privilégio deve adquirir a carteirinha pelo aplicativo ID Jovem 2.0. Preencher o cadastro e gerar o cartão. O próximo passo é imprimir a imagem da carteirinha e apresentá-la no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

A tecnologia também possibilita a que o beneficiado fotografe a imagem da carteirinha sem precisar imprimir. Se preferir, também pode visitar o site da Secretaria Nacional de Juventude e acessar o link que vai direcionar até uma página do ID Jovem.

Caso não consiga emitir a carteirinha pelo meio virtual, o interessado pode se dirigir ao Centro, localizado na Rua José Magalhaes, número 35, Centro.

VEJA TAMBÉM...