Notícias Locais

Clube do Shih-tzu realiza primeiro encontro da raça no Parque Anauá, em Boa Vista

O encontro visa estreitar laços de amizade entre cães e donos, além de arrecadar ração, dinheiro ou medicamentos

Créditos: GABRIELA MARCONDES
- @clubeshihtzurr

No dia 18 de novembro será realizado em cidade de Boa Vista o Primeiro Encontro de Shih-tzu, uma raça de cães que conquista cada vez mais donos. O evento ocorre no Parque Anauá a partir das 17h. Toda a comunidade boa-vistense está convidada, especialmente aqueles que possuem um animalzinho de estimação.

Visando o bem-estar dos cachorros e a integração deles com a mesma raça, o Clube dos Shih-tzu foi criado há dois meses com o intuito de entrelaçar laços de amizade entre os animais e os donos. A rotina dos donos e o pequeno porte dos animais, os cães passam a maior parte do tempo dentro de casa sem muito contato com outros bichinhos.

Segundo Gleiciane Vieira Santos, uma das organizadoras do encontro, o grupo foi criado pela necessidade, já que aqui na cidade não havia nenhum grupo parecido que pudesse reunir pessoas que gostassem dessa raça.

"A principio, eu e mais duas moças, a Luanna Bezerra e Andressa Mendes, que estão me ajudando na organização, queríamos conhecer mais pessoas que tivessem cães da mesma raça para que pudéssemos colá-los numa socialização. Assim, criamos o grupo que só cresce", explicou.

Atualmente 30 pessoas já confirmaram participação no encontro, o que gera alegria e satisfação nas organizadoras. Este primeiro evento servirá para criar laços e os cães se conhecerem mais.  

As organizadoras vão aproveitar o evento para arrecadar itens básicos para cachorros, como ração, medicamentos e dinheiro. As doações serão destinadas à entidade beneficente Radarr, uma Organização Não-Governamental (ONG) roraimense de proteção animal que resgata bichos em situação de rua.

O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e os bichinhos de estimação, mesmo para aqueles que não sejam da raça Shih-tzus. Durante o evento serão oferecidos brindes, brincadeiras e amostras de ração para os cãozinhos. Não esqueça de levar a doação!

SHIH-TZU

Este animal é um pouco diferente dos outros. Originário do Tibete, região asiática, o cão se caracteriza pela simpatia e alegria constante. De raça pequena, surgiu de uma mistura entre a raça Lhasa Apso e Pequinês. São cachorros dóceis e amam crianças. Se dão muito bem em qualquer ambiente. Eles também não são barulhentos.

Entre os cuidados básicos do Shih-tzu está um que é indispensável: o pelo lindo e liso deve ser penteado todos os dias para não criar nós que machuquem o animal. Também se deve ter cuidado na área dos olhos, pois eles estão expostos.

UMA HISTÓRIA PECULIAR

Segundo Gleiciane Vieira Santos, os animais dessa raça são bastante carinhosos. A lenda deles, dão conta de que nasceram de uma história de amor.

"Na china uma princesa chinesa se apaixonou por um escravo, então ela tinha um animal da raça Lhasa Apso e ele um Pequinês, os dois cruzaram e nasceu um Shih-tzu. Dizem que ele é muito amoroso por ter nascido de uma história de amor. Esses animais são extremamente companheiros", contou uma das organizadoras.

Evento

1° Encontro de Shih-tzu

Domingo 18 de novembro

Entrada franca

Aberto ao público

Doações de ração, dinheiro ou medicamentos para cães serão bem-vindas

Instagram: @clubeshihtzurr

VEJA TAMBÉM...