Notícias Locais

Cobertura vacinal em Boa Vista fechou 2018 em 74,15%; campanhas começam no 1º semestre

Em Boa Vista, são disponibilizadas 34 salas de vacinas nas unidades de saúde

Créditos: Neidiana Oliveira
- Igorh Martins

O HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o de colo de útero, garganta ou ânus. A sigla HPV refere-se a "Papiloma vírus humano" e cada tipo pode causar lesões em diferentes partes do corpo.

Como, geralmente, é transmitido pelo contato de pele com a pele pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. A primeira campanha de vacinação do ano será contra o HPV, conforme o Centro Municipal de Imunização (CMI).

"Os grupos prioritários são meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade. Estudos mostram que essas faixas etárias têm uma resposta da vacina melhor e mais rápida, pois esse público consegue logo a imunidade. Esta será uma campanha contínua, que começa ainda neste trimestre e se estende até dezembro", explicou o coordenador municipal interino de imunização, Romildo Azevedo.  

Ele acrescentou que será realizada a chamada para a campanha, sempre ressaltando a importância da prevenção da doença, porque os vírus que a vacina protege são os que mais acometem as mulheres e mais aumentam os índices de mortalidade entre este público.

"Nossas campanhas buscam conscientizar a sociedade para a imunização", afirmou.

Os sintomas do HPV na mulher incluem a presença de várias verrugas de tamanhos variáveis na vulva, grandes ou pequenos lábios, parede vaginal, colo do útero ou ânus, e assim como no homem, podem estar tão juntas que formam placas. Além das verrugas visíveis a olho nu, também podem surgir sintomas como ardência, coceira ou corrimento vaginal.

Todavia, quaisquer pessoas que tenham uma vida sexual ativa estão em risco de entrar em contato com algum dos tipos de HPV. Entre os fatores de risco que aumentam a chance da doença estão o sexo sem proteção, vida sexual precoce, múltiplos parceiros, não fazer exames de rotina, queda do sistema imunológico e a presença de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

INFLUENZA

Depois do calendário vacinal do HPV vem o da influenza. "Esta é uma vacina anual com uma única dose, disponibilizada para os grupos prioritários: criança, trabalhadores de saúde, gestante, puérperas, idosos, professores, indígenas, pessoas privadas de liberdade e com algumas morbidades como, doenças nefrológicas, neoplasias, entre outras", explanou.

Azevedo detalhou que Boa Vista alcançou em 2018, a meta dentro da média nacional. "Criança [57,52%], trabalhadores de saúde [74,14%], gestante [77,42%], puérperas [88,70%], idosos [89,10%], professores [113,87%]. Portanto, ao todo, a cobertura vacinal foi de 74,15%. A campanha ocorrerá a partir do mês de maio", frisou o coordenador.

O H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe suína, sendo um subtipo do Influenza A, que se tornou conhecido quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também, porém, pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar à morte.

Após os sintomas, o tratamento deve iniciar em 48 horas, com orientação médica. Além da vacinação, é importante lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas.

"É de suma importância que as pessoas consideradas do grupo-prioritário procurem os postos para se protegerem contra a gripe. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garante proteção às pessoas com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença", orientou.

Segundo ele, a adesão à campanha é um dos principais entraves da sociedade. "Nossa primeira estratégia é envolver os agentes de saúde, que são os que atuam diretamente na casa das pessoas e levam as orientações. Depois vem a divulgação nas mídias, cartazes, panfletos e também nas escolas. Mesmo com toda essa mobilização, muitas pessoas não buscam se imunizar", declarou Azevedo. A campanha em Boa Vista está prevista para o mês de maio.

 

 

VEJA TAMBÉM...