Notícias Locais

Denarium cria Grupo Executivo para aplicar reforma administrativa no governo

Grupo Executivo tem prazo de 15 dias corridos para apresentar resultado final da reforma administrativa

Créditos: Anderson Soares
Governador nomeou Disney Mesquita como chefe do Grupo Executivo - Divulgação

O governo de Roraima criou nessa segunda-feira (11) o Grupo Executivo de Reengenharia Administrativa, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O núcleo vai atuar diretamente com dados gerados pelos Grupos de Trabalho, com intuito de fazer reforma administrativa no Estado.

Os Grupos de Trabalho foram criados pelo Executivo, por meio de decreto no dia 26 de janeiro de 2019, para elaborar proposta da nova estrutura organizacional das Secretarias de Estado, visando economia, eficiência e eficácia da máquina pública estadual.

Todas as propostas coletadas por esses grupos foram encaminhadas à Secretaria de Estado de

Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). As informações possuem organograma e quadro funcional completo, além de metas, justificativas, demonstrativo da redução de custos com folha de pagamento e custeio.

As atividades do Grupo Executivo serão realizadas nas dependências da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Os trabalhos a serem desenvolvidos devem ser feitos levando em consideração a redução do número de secretarias, com a racionalização de estruturas.

A compilação e organização final dos trabalhos de reforma administrativa serão processadas na Casa Civil, tento em vista as orientações constantes do relatório final produzido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Com essas medidas, o governo espera aperfeiçoar os gastos e equilibrar a economia do Estado. O governador Antonio Denarium (PSL), durante período de campanha, informou que iria enxugar os gastos da máquina pública, além de reduzir a quantidade de secretarias e, consequentemente, do quadro de servidores.

No processo de transição, antes de tomar posse, o chefe do Executivo iniciou levantamento para saber a real situação que se encontrava o Estado, e identificar as possíveis soluções para os problemas encontrados. No entanto, o resultado do trabalho não foi divulgado à imprensa em sua totalidade.

COMPOSIÇÃO

O secretário-Chefe da Casa Civil, Disney Barreto Mesquita, foi nomeado presidente do Grupo Executivo. Marcio Roberto Alves de Amorim, atual secretário de Estado da Segurança Pública, é o 1º substituto. O 2º será Marco Antônio Alves, gestor da Sefaz. O grupo é composto por mais oito membros, que ocupam cargos relevantes no governo.

Os participantes do Grupo Executivo trabalharão em regime de dedicação exclusiva e carga horária integral.

De acordo com a publicação do DOE, fica estipulado o prazo de 15 dias corridos, a contar da publicação do ato normativo, para apresentação do resultado final, em reunião, que deve ocorrer na Casa Civil. As informações apresentadas serão posteriormente analisadas por Denarium.

SEE ALSO ...