Notícias Locais

III Feira de Artesanato em Boa Vista já tem data marcada: 24 de novembro

Profissionais vão expor seus trabalhos na Feira de Artesanato que será realizada dia 24 de novembro em Boa Vista

Créditos: BRUNA MENEZES

Quando organizou a 1ª Feira de Artesanato, Soraia Gomes nem imaginava que iria fazer tanto sucesso. Com a ideia de apenas reunir artesãs para mostrar os últimos trabalhos, o evento atraiu cerca de 120 pessoas.

A partir disso, Soraia montou um cronograma. Como a primeira edição ocorreu no Dia das Mães, ela decidiu fazer a segunda feira na época de festas juninas. "Agora, estamos fazendo com a temática de Natal. A ideia é fazer feitas em datas comemorativas", explicou.

E ela não vai parar por aí, garantiu! "Pretendo fazer nos próximos anos, mas em maior quantidade. Se tudo der certo, faremos quatro feiras em 2019", revelou.

Pelo menos 15 artesãs participarão da feira para mostrar os respectivos trabalhos. Por lá, o visitante encontrará de tudo: artigos religiosos, louças, sandálias, mochilas, bonecos de decoração, acessórios de beleza e muito mais! Todos feitos à mão, claro.

Além da venda de artesanatos, serão oferecidas oficinas como também materiais de armarinhos para as artesãs.

Uma das participantes das edições anteriores, a artesã Nathália Prochnow destacou a importância do evento para a classe. "A comunidade acaba por conhecer o que está em alta no mercado do artesanato e interage pessoalmente com os artesãos porque a maioria dos serviços é fechada por telefone", explicou. "Isso acarreta, também, a valorização do artesanato local", acrescentou.

Ela acredita que as feiras também ajudam a aumentar a clientela. "Mesmo que não sejam vendidos muitos produtos no dia do evento, a artesã acaba conquistando compradores e futuros clientes, justamente por causa dessa interação", pontuou.

Sobre o cenário atual do artesanato em Roraima, ela foi enfática. "Está cada vez mais em abrangência. Eu vejo pela procura dos meus produtos. Minha renda aumentou bastante desde que ocorreu a última feira e tive até que contratar uma pessoa para trabalhar comigo", disse.

A mudança também é encontrada nos fornecedores. "Com o aumento do artesanato, os armarinhos locais trazem, cada vez mais, novidades em matéria-prima e isso ajuda bastante nas nossas produções", concluiu Nathália, que é artesã há três anos.

SERVIÇO

O QUE É: III Feira de Artesanato

QUANDO: 24 de novembro

ONDE: Avenida Santos Dumont, 1193, São Francisco

HORÁRIO: 8h30 às 19h30