Notícias Locais

Ministério da Saúde atualiza dados do sarampo e confirma 2,8 mil casos em todo o país


Na tarde dessa quarta-feira (7), o Ministério da Saúde atualizou os dados do sarampo em todo o país. Até o dia 5 deste mês, foram confirmados 2,8 mil casos. No Amazonas são 2.357 confirmados e 7.425 em investigação. Em Roraima, são 345 casos confirmados e 54 em investigação.

Segundo a pasta, os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela. Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco, Pará, Distrito Federal e Sergipe. Foram confirmados 12 óbitos por sarampo, sendo quatro óbitos em Roraima, seis no Amazonas e dois no Pará.

O primeiro caso de sarampo em Roraima foi confirmado em fevereiro deste ano em uma bebê venezuelana de apenas 1 ano de vida. Ela vivia numa praça no Centro da capital. Após essa confirmação, os casos passaram a crescer toda a semana. O Estado pede um controle mais rigoroso na fronteira entre Pacaraima e Santa Elena de Uairén, por onde passam diariamente centenas de imigrantes.

"O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados", frisou.