Notícias Locais

Moradores de várias regiões do Estado sofrem com a constante falta de água

A situação tem causado muitos transtornos à população que se sente prejudicada com o desabastecimento em suas residências


Caerr alega que está tentando resolver o problema em definitivo da falta de água - Edinaldo Morais/Roraima em Tempo

Nós últimos dias várias denúncias foram feitas por moradores de Boa Vista e de outras regiões do estado por conta da constante falta de água que vem ocorrendo nas últimas semanas. A situação tem causado muitos transtornos à população que se sente prejudicada com o desabastecimento em suas residências.

No bairro Aracelis Souto Maior, por exemplo, a informação é de a região está há pelo menos 11 dias sem o abastecimento de água. A mesma situação está ocorrendo no São Bento há vários dias. Conforme foi relatado por um morador, que preferiu não se identificar, a água só chega à localidade, às vezes, na madrugada.

Além desses bairros, a falta de água também tem afetado o Nova Cidade e Cidade Satélite. Sobre essas localidades citadas, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) informou que está buscando alternativas para solucionar de forma definitiva os problemas de abastecimento de água.

Foi destacado que teve início na segunda-feira, dia 1º, a perfuração de um poço artesiano na rua Governador Félix Valois de Araújo, do bairro São Bento e que os trabalhos devem ser concluídos nesta sexta-feira (12).

A expectativa é que o poço tenha capacidade para produzir 50 metros cúbicos de água por hora, que será direcionada para as partes mais altas do bairro, o que vai melhorar consideravelmente o abastecimento também nos bairros Nova Cidade, Brigadeiro, Bela Vista, Raiar do Sol e São Bento.

Após a conclusão deste poço a Companhia iniciará a perfuração de outro poço do mesmo calibre, no bairro Cidade Satélite, que deve ser concluído até o final do mês. Com mais volume de água sendo jogada na chamada ponta de rede, a Caerr espera solucionar os problemas de abastecimento.

OUTRAS LOCALIDADES

De acordo com denúncias feitas pelos moradores, está acontecendo também à falta de água nos bairros Jóquei Clube, 13 de Setembro, Cinturão Verde, Centenário, além do Monte das Oliveiras.

Em relação a essas localidades, a Caerr explicou que as quedas de energia registradas na última terça-feira (9), comprometeram os CRDs (Centro de Reservacão e Distribuição) responsáveis por abastecerem estes bairros, e que foi necessário desligar o sistema para evitar uma pane nos equipamentos, já que dependem de energia para funcionar. Segundo a Companhia, o abastecimento nestas áreas está sendo normalizado de forma gradativa.

NO INTERIOR

Além de bairros na Capital, a falta de água também foi sentida na vila Apiaú, região de Mucajaí. A companhia disse que foi necessário fazer a substituição de duas bombas utilizadas no sistema de água, que apresentaram problemas. A previsão é que a substituição seja efetiva até a próxima sexta-feira (12).

"A profundidade de cada poço depende de lençol freático da região, porém com 60 metros de profundidade é possível chegar à água potável. A empresa agradece a compreensão dos usuários e informa que qualquer dúvida pode ser esclarecida por meio do 0800 280 9520", destacou a Caerr.

VEJA TAMBÉM...