Notícias Locais

O que fazer com o 13º salário?

Nossa economista Jálida Andressa dá dicas de como organizar as finanças no fim de ano


Fim de ano chegando, e além das festas, tem também o tão esperado 13° salário. Mas, o que fazer com esse salário? 

O décimo terceiro salário foi instituído no Brasil pela Lei 4.090, de 13/07/1962, e garante que o trabalhador receba o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. Ou seja, consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano. 

Há quem passe o ano inteiro pensando nele, e quando recebe é só para pagar contas. Existem algumas formas de gastar esse 13° salário, mas antes de qualquer coisa, você deve analisar como está a sua vida financeira. 

O 13° salário chega em um momento bem propício para ser gasto, muitas festividades, confraternizações, amigos ocultos, etc. Esse salário pode ser usado para isso? Sim, claro que pode! Desde que seu orçamento permita. 

Se você tem dívidas pendentes, use seu décimo para quita-las, com dinheiro em mãos você consegue negociar melhor, obtendo maiores descontos. Pode ser doloroso destinar todo o décimo para o pagamento de dívidas, eu sei, mas a sua vida financeira vai agradecer. E só aqui entre a gente, se você está no vermelho agora, tenho quase certeza que isso aconteceu por falta de planejamento financeiro. Então aproveite esse 13° salário e inicie 2019 sem dívidas.

Mas Jádila, mesmo com o décimo, não consigo quitar todas as dívidas! Ok, confesso que é pior do que eu esperava. Priorize as dívidas com juros mais altos. 

Agora você que está sem dívidas, não vá pensando que pode gastar o décimo sem definir prioridades também. Em janeiro surge o material escolar, o IPTU, IPVA, seguro etc. Não seria legal reservar uma parte do décimo para essas despesas? Pense nisso.

Se você se planejou para as comemorações de final de ano, está com o orçamento em dia, e o 13° é realmente um extra, que tal iniciar a sua reserva de emergência?

A reserva de emergência é destinada para cobrir seus custos, quando acontece algum imprevisto, como ser demitido por exemplo. O ideal é que é essa sua reserva consiga manter seu padrão de vida por pelo menos 6 meses, conheço algumas pessoas que poderiam viver tranquilamente por 36 meses, sem trabalhar e sem recorrer a nenhum empréstimo, graças a reserva de emergência. Então que tal iniciar a sua ainda esse ano, com a ajuda do seu 13° salário?

Dependendo das suas prioridades e de seus objetivos, não precisa poupar e investir todo o seu 13° salário, mas é interessante você dividir essa grana entre lazer, compras e investimentos.

A época festiva de fim de ano leva muitas pessoas a presentear os amigos e família. É difícil passar um ano sem participar de um amigo secreto que seja não é? Você não precisa ficar sem dar um presente a quem você ama, somente lembre-se que essa não precisa ser uma temporada para você se endividar.

Como vocês notaram, existem diversas formas de utilizar o seu 13° terceiro salário, mas o importante é analisar a sua condição financeira, para tirar maior proveito desse salário!

Grande abraço e até a próxima dica!

 


SEE ALSO ...