Notícias Locais

Prefeitura promove ações de prevenção do HIV/AIDS e Tuberculose

Agentes comunitários de saúde participam de capacitação sobre Tuberculose, HIV e Aids


- Eduardo Andrade

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta segunda-feira (26) uma capacitação para os agentes comunitários de saúde, abordando a suspeição diagnostica de tuberculose e HIV/AIDS. O evento vai até quarta-feira, 28, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e é uma preparação para o Dezembro Vermelho, campanha de mobilização nacional com foco na prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

 

A Prefeitura de Boa Vista aproveita a oportunidade para intensificar durante todo o mês as ações de educação em saúde nas unidades básicas. Segundo o coordenador municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, Sebastião Lima Diniz Neto, a ideia é repassar as novas informações e novas tecnologias no tratamento.

 

"O nosso objetivo é repassar a esses profissionais uma nova orientação e ainda as novas tecnologias de prevenção, além de deixar claro que quanto mais cedo esses pacientes iniciarem o tratamento, eles podem ficar indetectáveis e isso significa um passo para a melhoria e qualidade de vida das pessoas com HIV", disse o coordenador.

 

Outro assunto abordado na capacitação é a suspeição diagnostica da tuberculose. O coordenador do programa municipal de tuberculose, Luiz Henrique fala da incidência da doença no município de Boa Vista.

 

"Nos últimos quatro anos, tivemos um salto grande no número de casos. A questão do fluxo migratório também contribuiu muito para essa incidência de casos, e essa capacitação é para afinar as informações em relação ao diagnóstico da doença, mas as nossas equipes estão preparadas para localizar os sintomáticos respiratórios e intensificar as ações quanto a esse agravo".

 

Qualidade de vida em saúde - A gestão da prefeita Teresa Surita tem trabalhado na descentralização da prestação de serviços em prevenção e tratamento de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) em todas as unidades básicas de saúde.

 

Em relação à tuberculose, as unidades da rede estão integradas para atender e tratar os pacientes, com fluxo de exames necessários para diagnosticar os casos, disponibilizar os exames de raio x, consultas e outros. Todo esse trabalho representa um avanço na gestão, que amplia a rede de atenção e atendimento, facilitando o cuidado e o tratamento dessas pessoas. Além disso, todas as unidades básicas de saúde fazem o teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites virais.

 

Dezembro Vemelho - No dia 1º de dezembro será divulgado as informações do Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS, com um panorama da doença em Boa Vista. Nos dias 3 a 7 de dezembro serão feitas visitas técnicas nas unidades básicas 13 de setembro, Délio Tupinambá (Nova Cidade), São Vicente, Buritis, Silvio Botelho, Mecejana e Raiar do Sol para acompanhar o processo de descentralização do manejo clínico.

 

Nos dias 5 e 6 de dezembro, pela manhã, na unidade Olenka Macellaro, Caimbé, haverá uma capacitação para os profissionais do serviço social e psicólogos abordando as novas tecnologias de prevenção das ISTs/HIV e Hepatites virais, além do fluxo de tratamento das doenças.

 

Já no dia 11 de dezembro, pela manhã e tarde, no auditório da SMSA, vai acontecer uma capacitação em parceria com a gerencia estadual de DST/AIDS voltada para os profissionais de saúde do município sobre a aplicabilidade dos testes rápidos em HIV/Hepatites virais e Sífilis.

SEE ALSO ...