Notícias Locais

Projeto 'Noite Adentro' promove Semana do Futebol Americano nas praças de Boa Vista

Entre os dias 27 e 31, a partir das 19h30, vai acontecer a Semana do Futebol Americano, modalidade Flag, em diversas praças da cidade


As atividades têm como objetivo divulgar o esporte que tem ganhado muitos adeptos, principalmente mulheres - Fernando Teixeira/PMBV

A próxima semana promete ser de novidade e muita animação nas atividades do projeto Esporte Noite Adentro, desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).

Entre os dias 27 e 31, a partir das 19h30, vai acontecer a Semana do Futebol Americano, modalidade Flag, em diversas praças da cidade.

A programação inicia na segunda-feira, 27, na Praça Mané Garrincha. Na terça-feira, 28, a atividade será na Praça do Pérola; na quarta-feira, 29, na Praça do Cidade Satélite e na quinta-feira, 30, na Praça do Cruviana. A programação se encerra na sexta-feira, 31 na Praça do Cabos e Soldados, no bairro Caranã.

De acordo com a coordenadora Vânia Monteiro, o evento é uma oportunidade de levar conhecimento e divulgação das atividades, assim como do esporte em geral.

"O projeto Noite Adentro e o time Normas de Futebol Americano, pretendem divulgar esta modalidade Flag, que tem crescido no estado. Além de desmistificar que o esporte seja violento. Muito pelo contrário, pois estratégia e disciplina são fundamentais", disse.

Modalidade Flag

O Flag Football é uma versão do futebol americano tradicional, só que com contato reduzido. De acordo com as regras básicas da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), em vez de derrubar a jogadora com a bola ao chão, a defensora deve retirar uma fita (flag) e parar a jogada. Para isso, as jogadoras usam um cinto com duas flagspresas por um velcro.

Em Boa Vista essa modalidade já vem ocorrendo, através do time Normas, primeiro time feminino na modalidade, a versão do Nordics de futebol americano.

O time foi criado em 3 de maio de 2014 e hoje conta com cerca de 30 mulheres com idade entre 14 a 30 anos. A equipe vem disputando no circuito nacional desde 2015. Em 2018 ficou em 4° lugar no Regional e segue para Taça Prata, que vai acontecer em outubro.

VEJA TAMBÉM...