Notícias Locais

Projeto de Lei que autoriza instalação de salas de amamentação em órgãos de RR é aprovado na ALE

Aprovação do projeto ocorreu durante campanha Agosto Dourado, que reforça a importância do leite materno para desenvolvimento das crianças


Projeto será encaminhado para análise do Poder Executivo - Fernando Teixeira/PMBV

O projeto de lei n° 150/17, que autoriza a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos do Estado de Roraima, foi aprovado pelos deputados em sessão na Assembleia Legislativa do estado. A matéria quer garantir que as mães que sentem necessidade de mais privacidade possam amamentar com mais conforto.

A autora do projeto, deputada Aurelina Medeiros (Podemos), explicou que a fase da amamentação é a mais importante da vida de uma criança, e que precisa ser estimulada. "É uma fase que ocasiona uma série de benefícios à vida do bebê, fortalecendo a imunidade contra doenças e é a única fonte de alimentação das crianças", ressaltou.

É previsto ainda que as salas de apoio à amamentação deverão ser instaladas em área apropriada, com equipamentos necessários, dotados de assistência adequada. Conforme a parlamentar, muitas mães ficam privadas de liberdade em locais públicos, dificultando a amamentação. "É comum nós vermos muitas pessoas em hospitais e em filas de instituições, procurando se esconder dentro de um banheiro, em algum lugar para dar de mamar aos seus filhos. Com a aprovação do projeto essas mães serão beneficiadas", afirmou. O projeto será encaminhado para análise do Poder Executivo.

Agosto dourado

O projeto foi aprovado durante a campanha Agosto Dourado, que reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, o tema da campanha é: "Amamentação: a base da vida", chamando a atenção para importância vital da amamentação na construção de uma saúde com base sólida.

VEJA TAMBÉM...