Notícias Locais

Projeto 'Trânsito na Escola' é lançado em unidade de ensino municipal de Boa Vista

Escola foi a primeira da rede municipal a implementar o projeto voltado para o trânsito


Calçada educativa será utilizada para trabalhar normas de trânsitos com alunos

O projeto 'Trânsito na Escola' foi lançado na tarde dessa sexta-feira (12), na unidade de ensino da rede municipal Vovó Clara, situada no bairro Cauamé, zona Oeste de Boa Vista. Os alunos irão aprender ao longo do ano letivo, entre outras coisas, noções básicas das normas de trânsito.

A escola foi a primeira da rede municipal a implementar o projeto voltado para o trânsito. Conforme a gestora da Vovó Clara, Saionara Ribeiro do Carmo Rodrigues, o objetivo é abordar a temática com as crianças ainda na primeira fase da educação infantil, para que se tornem futuros cidadãos conscientes no trânsito.

"Os alunos terão contato com os procedimentos e legislação para que aprendam e tenham como base na formação de vida. Esse projeto é uma ação preventiva para que eles possam ser bons condutores e agentes que respeitem as sinalizações e normas de trânsito", explicou.

CALÇADA EDUCATIVA

Para ensinar os alunos sobre a temática, a gestão da escola transformou um espaço não utilizado dentro da unidade de ensino em uma estrutura que se assemelha a uma rua sinalizada, com faixas e placas de sinalização vertical. O local foi batizado de 'calçada educativa'.

"Foi feito um estudo e trabalhamos muito para que hoje a gente pudesse estar realizando a conclusão do projeto e inaugurando a 'calçada educativa', que será de grande relevância para todos. A iniciativa é importante para o aprendizado das crianças e na formação deles como pessoas que vão ser bons motoristas e pedestres", justificou.

PARCERIA

Durante o lançamento do projeto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou o Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran). A ação busca inserir no dia a dia dos alunos a importância de obedecer às leis de trânsito e as consequências que podem gerar para quem descumpri-las.

O agente da PRF, Helder Tavares, um dos responsáveis pelo projeto, contou que a iniciativa acontece também em outros estados e a intenção é trabalhar a temática do trânsito com alunos ainda nos primeiros anos de vida.

"É um trabalho em conjunto com as escolas. O gestor junto com os professores é quem atuam nessa ação. Não é apenas esta escola que participa do Festival, pois tem outras duas da rede estadual, além de mais uma municipal e outra da rede de ensino privada. Contemplamos os três entes", ressaltou o policial.

 

 

SEE ALSO ...