Notícias Locais

Roraima registra protesto contra municipalização da Saúde indígena

Indígenas e servidores da Saúde protestam contra a municipalização e cobram salário atrasado

Créditos: Anderson Soares
- Edinaldo Morais/Roraima em Tempo

Índios de Roraima fazem manifestação nesta terça-feira (26), em protesto contra a municipalização da saúde indígena e cobram pagamento de salários atrasados. O ato ocorre em frente ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), localizado no Centro de Boa Vista. 

O Ministério da Saúde trabalha para retirar da União e repassar aos Estados e Municípios o atendimento médico às comunidades. A mudança aconteceria após a incorporação da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) ao que poderia ser uma futura Secretaria Nacional de Atenção Básica.

A possível mudança, que ainda não tem data certa para ocorrer, não agrada aos indígenas de Roraima. Eles alegam que serão prejudicados caso a mudança seja efetivada, e não são a favor da medida.

A ideia inicial é que o atendimento aos indígenas que moram em locais mais isolados, como é caso de Roraima, ainda ficaria com a União. Porém, em locais onde a Pasta considera que os índios estejam mais próximos das áreas urbanas, o serviço seria ofertado pelas prefeituras. Esse contato seria feito pelas secretarias estaduais de Saúde.

Para os indígenas, a assistência oferecida pelo Estado ou municípios ficaria inviável, tendo em vista que Roraima possui cerca de 70 mil índios das etnias Yanomami e Macuxi, espalhados em diferentes regiões do Estado.

Devido à falta de estrutura e recursos por parte dos Estados e Municípios, os índios acreditam que devam faltar, se municipalização da saúde de fato ocorrer, materiais hospitalares, bem como medicamentos, o que comprometeria o serviço de saúde. Por esse motivo, o índice de mortes dos indígenas poderia aumentar.

A manifestação também vai contar com a presença de servidores que prestam serviço terceirizado à Saúde indígena de Roraima. A mobilização será para reivindicar atraso salarial, segundo foi repassado pelo representante do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privado de Serviços de Saúde do Estado Roraima (SIEMENSP-RR), enfermeiro Junito Alves.

SEE ALSO ...