Notícias Locais

Sem base dos Bombeiros, moradores de Amajari combatem incêndios em RR

Produtores passam por dificuldades para manter a produção longe do fogo

Créditos: Jaqueline Pontes
Município enfrenta problema há meses - Arquivo pessoal

Vereadores do município de Amajari, Norte de Roraima, denunciaram que a região tem sofrido com incêndios de grandes proporções há meses, principalmente, a zona Rural, comunidades indígenas e áreas de preservação. Produtores passam por dificuldades para manter a produção longe do fogo.

De acordo com o vereador Adriano Rodrigues, o governo do estado deve colaborar com o município, pois Amajari não possui condições de resolver o problema sem apoio. O parlamentar afirmou que a região não possui base do Corpo de Bombeiros, fato que agrava a situação.

"Todos os cantos de Amajari está tendo fogo. Tem uma equipe do Corpo de Bombeiros que vai pela manhã, mas à noite tem que retornar porque nos relataram que não está tendo diária para os profissionais, nem combustível. A gente precisa de uma base do Corpo de Bombeiros no município para atender a demanda", disse.

"Ontem tinha fogo queimando a região do Trairão, na Serra do Tepequém, nas comunidades indígenas. Nós temos a Defesa Civil do município, mas não possui estrutura para combater os incêndios. Muitos animais morrendo porque não possui água nos pastos", frisou.

Outro parlamentar que participou da denúncia, Tiago Saraiva, relatou que Amajari está sem condições de resolver o atual problema. Segundo o vereador, a única forma de resolver a situação é colocar equipes fixas do Corpo de Bombeiros do estado no município, pois os militares têm treinamento e estrutura.

"No começo da semana teve um incêndio muito intenso na Serra do Tepequém, nos assentamentos e colônias. Amajari é o segundo maior município com extensão territorial do estado e nós não temos estrutura para controlar esses incêndios que vem ocorrendo em todos os pontos".

Para tentar combater o fogo, moradores do município se reuniram para formar uma brigada voluntária na região. "Amajari é o segundo maior produtor de gado de corte do estado e os fazendeiros estão sendo afetados, pois os pastos estão queimados e não tem como proteger os animais", relatou Saraiva.

Edivilson Riba, vereador de Amajari, reforçou que é necessária a presença de profissionais do Corpo de Bombeiros. "A nossa situação está precária. Aqui, uma colônia toda pegou fogo por causa dos incêndios descontrolados. Precisamos do apoio do governo do estado".

A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima, para saber que medidas podem ser tomadas para ajudar os munícipes de Amajari, mas até o fechamento desta edição nenhuma nota foi enviada à redação.

VEJA TAMBÉM...