Procon municipal orienta consumidores sobre compras para o Dia dos Pais

Foto: Fábio Calilo
consumidores devem ficar atentos

O Dia dos Pais está chegando e para não haver desconforto e aborrecimentos futuros é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados na hora da compra do presente. Sabrina Tricot, secretária- executiva de Defesa do Consumidor (Procon Boa Vista), dá orientações sobre esses cuidados.

“Primeiramente, o consumidor precisa verificar o presente que vai comprar, e iniciar a pesquisa dos preços para poder economizar. Depois, observar a forma de pagamento. Dependendo da modalidade, pode haver um desconto melhor no presente”, informou.

Sabrina ressaltou sobre a troca de presentes.

“O consumidor precisa procurar saber a política de trocas de produtos da empresa, observando o prazo e quais são as condições de troca daquela loja, pois existem diferenças entre uma e outra. A loja não é obrigada a trocar o produto que não tem defeito por causa da cor e tamanho”, informou.

No caso das promoções, ela alerta que o consumidor deve guardar o panfleto com a oferta, tirar fotos com o valor da promoção para se resguardar com provas. Caso o lojista não cumpra, o Procon pode ser acionado.

Nos casos de combos, Sabrina explica que o consumidor deve observar se são produtos que podem ser vendidos separadamente ou se trata de venda casada, onde o cliente só pode levar o produto se comprar o outro também. Ela informou que essa prática é proibida.

“No caso de alimentos, como as cestas que contêm vários produtos, devem-se observar as condições deles, a data de vencimento e a procedência. Deve também em qualquer compra pedir a nota fiscal com data, hora e a descrição correta do produto e da empresa, pois essa é uma segurança para o consumidor reclamar com a loja”, ressaltou.

Os consumidores que desejarem obter informações e esclarecer outras dúvidas, devem se dirigir à sede do Procon Boa Vista, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, Avenida dos Imigrantes, 1.612, 1º andar, sala 02, das 8h às 14h, ou ainda solicitar informações pelos telefones 3625-2219, 3625-6201 ou pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br.

Rose Moraes
rose@roraimaemtempo.com.br