Questão de Opinião

Equilíbrio entre corpo e mente


A colunista Eliza Lima

ELIZA LIMA*

Uma mente doente nada produz, e um corpo doente arrasta a mente para o precipício. Devemos sempre exercitar a mente, mas o cuidado com o corpo é fundamental para isso

Em algum momento você já deve ter ouvido "Corpo são, mente sã." Não posso afirmar em que momento da história o conceito de corpo saudável se mesclou ao conceito de sanidade mental, mas sei que os gregos já apontavam essa relação como algo necessário séculos antes de Cristo.

Para falar disso vamos relembrar as Olimpíadas, ela teve sua última edição realizada no Brasil. A abertura das Olimpíadas, antes mesmo de acontecer o grande evento em solo tupiniquim, acontece na Grécia, como um ato de reverência e respeito à tradição grega dos Jogos Olímpicos, que é tão antiga que excede o período dos filósofos gregos, tendo sido até mesmo citada por Homero em uma de suas obras, no século VIII a.C.

Os gregos tinham certa veneração pelo corpo, e os jogos expunham isso. Logo cedo eles descobriram que o esporte fazia bem a saúde, de alguma forma que eles nem sempre compreendiam, mas havia uma relação benéfica entre a prática esportiva e a saúde. Era notória a desenvoltura dos soldados que antes da guerra já eram esportistas, e o esporte influenciava não somente a saúde e a guerra, mas também a arte, chegando a estipular um novo padrão de beleza. É com a prática de esportes e o culto ao corpo que o padrão de beleza grego transforma a arte, com esculturas muito bem moldadas, mostrando detalhadamente corpos nus, além dos trabalhos nas cerâmicas e moedas, que em muitos detalhes apontava como era o padrão estético da época.

Esse padrão grego de beleza foi herdado por nós, num mundo em que somos submetidos a uma ditadura da beleza, que nos veste da cabeça aos pés, a fim de transformar nosso corpo em objeto de desejo, seja pela beleza ou pela sexualização exacerbada. Fato é, nós nos espelhamos neles, mesmo que inconscientemente.

E nossa sanidade mental? Uma mente doente nada produz, e um corpo doente arrasta a mente para o precipício. Devemos sempre exercitar a mente, mas o cuidado com o corpo é fundamental para isso. A mente não trabalha se o corpo está cansado, a alimentação influencia diretamente na sua disposição, atenção, memória, desenvolvimento sexual, e tudo que você pensar. Então devemos manter a prática de esportes, a boa alimentação, o sono em dia, para então termos uma mente produtiva e criativa.

Platão, conhecido por nós como filósofo, era também um grande lutador. Epicuro valorizava a alimentação saudável cultivando boa parte de seus alimentos. Talvez ele tenha sido o primeiro filósofo a discorrer sobre uma vida vegana. A filosofia é algo que sempre pode nos surpreender, ela abre nossa mente, nos possibilita ver o universo de várias maneiras, mas também fala do que rodeia a nossa vida e pode influenciar em nosso bem-estar.

Pode não ser uma invenção grega, mas eles souberam associar a saúde do corpo e da mente, e nos deixaram bons exemplos. Mas e você, o que tem feito para manter a saúde do seu corpo e da sua mente?

* A autora é professora, graduada e especialista em Filosofia. [email protected]


SEE ALSO ...